header top bar

section content

VÍDEO: Sem apoio da Prefeitura de Piancó, idoso carrega água nas costas para manter Horta Comunitária

No local, ele e a esposa plantam uma grande variedade de frutas, verduras e legumes. Mas para irrigar é preciso buscar água em um açude distante

Por Jocivan Pinheiro

12/08/2021 às 19h24 • atualizado em 12/08/2021 às 21h14

Aos 71 anos de idade, seu Cícero Vicente ainda esbanja vitalidade para cuidar de um projeto que foi entregue à comunidade onde ele mora, no conjunto Padre Luciano, em Piancó, no Sertão paraibano. Mas, apesar da dedicação e do esforço do idoso, é preciso que haja também iniciativa pública. Mas naõ há.

Seu Cícero conta que o projeto Horta Comunitária foi iniciado por franceses que visitaram a região, trazidos pela Igreja Católica, e em seguida entregue para que a própria comunidade dê seguimento. Acontece que apenas o idoso está cuidando da horta.

No local, ele e a esposa plantam uma grande variedade de frutas, verduras e legumes. Mas para irrigar é preciso buscar água em um açude distante.

Apesar da idade e do corpo franzino, seu Cícero coloca dois baldes de água nos ombros e vai enchendo uma caixa. É assim que ele garante a sobrevivência de algumas plantas.

VEJA TAMBÉM: Presos da cidade de Sousa constroem horta orgânica para colher a própria comida

Para irrigar é preciso buscar água em um açude distante (Foto: Matheus Rolim / TV Diário do Sertão)

A irrigação poderia ser mais simples se o poder público municipal voltasse os olhos para a realidade do agricultor e tentasse, pelo menos, cavar poços, pois o único que existe não tem água.

Seu Cícero fala que a horta ajudava não só pessoas que moram na comunidade, mas também gente que vive nas ruas, nos hospitais e até em presídios. Só que sem água, a colheita já não é suficiente para tanto.

“Tinha muita coisa, tinha com fartura pra eu dar a quem tem precisão e quem estivesse doente. Eu tenho vontade de ajudar de novo, mas sem água não tem condição”, lamenta o idoso.

Seu Cícero e sua esposa (Foto: Matheus Rolim / TV Diário do Sertão)

Outro lado

Antes da postagem dessa matéria, tentamos contato com a Prefeitura de Piancó, mas não conseguimos. Porém, deixamos aqui o e-mail [email protected] para que a gestão municipal, se assim desejar, nos envie resposta sobre a falta de apoio à Horta Solidária.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: