header top bar

section content

VÍDEO: Em Cajazeiras, jovem dança funk para aliviar contrações do parto e vídeo viraliza na internet

O médico obstetra Gentil Paiva destacou a importância da humanização. Mas o que chamou mesmo atenção foram os momentos que antecederam o nascimento da criança

Por Jocivan Pinheiro

03/09/2021 às 16h12 • atualizado em 04/09/2021 às 08h18

A jovem Karla Ingridy, de 22 anos, teve seu primeiro filho na madrugada desta sexta-feira (03), por volta de 00:30h, na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, que fica no complexo do Hospita Regional de Cajazeiras.

Nasceu com saúde o pequeno Willian Levi, filho de Karla e do papai Fábio Soares. O parto foi liderado pelo médico obstetra Gentil Paiva. Mas o que chamou atenção foram os momentos que antecederam o nascimento da criança.

Ao lado de enfermeiras e fisioterapeutas, Karka dançou funk para aliviar as contrações do parto. A ideia está inserida no contexto do parto humanizado, prática que difundida pela maternidade.

“Não foi o primeiro caso. A humanização de parto é um trabalho que já vem sendo feito e a gente é muito grato a esse reconhecimento da maternidade, onde a gente colhe os louros de um trabalho humanizado. Fico muito feliz e dou meus parabéns às equipes”, falou o médico.

VEJA TAMBÉM

Paramédicos do SAMU realizam parto dentro da ambulância, na região do Vale do Piancó

O vídeo viralizou na internet, gerando comentários de admiração à jovem e também levantou questões importantes sobre o parto humanizado.

Nesse tipo de parto, a mulher tem controle sobre como e em qual posição deseja e se sente confortável para o nascimento do seu bebê. A escolha de que o parto seja na cama, piscina, sentada ou de pé, além de todos os outros detalhes da evolução do trabalho de parto, como o tipo de anestesia, luz, som ou a presença de familiares, é inteiramente decidido pela gestante, por meio do plano de parto feito.

O obstetra e sua equipe estão presentes para garantir a segurança da mãe e do bebê mesmo quando a grávida deseja pouca ou nenhuma intervenção médica no momento do parto e para intercorrências em que a assistência médica seja indispensável.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: