header top bar

section content

VÍDEO: Comportas da Barragem de Boa Vista, em São José de Piranhas, se abrem pela primeira vez

Com a abertura das comportas, a Barragem de Caiçara vai liberar água para a Barragem de Engenheiro Avidos, em Cajazeiras, que atenderá 61,4 mil pessoas

Por Jocivan Pinheiro

22/01/2022 às 16h45 • atualizado em 22/01/2022 às 16h53

Nesta sexta-feira (21), a Barragem de Boa Vista, localizada em São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba, teve as comportas abertas pela primeira vez para liberação da água do Rio São Francisco.

Ela é a maior do gênero de toda a transposição, com capacidade para 260 milhões de metros cúbicos, 900 metros de extensão e faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Velho Chico.


VEJA TAMBÉM: Águas do Rio São Francisco foram recebidas com fogos de artifício e pagamento de promessas em São José de Piranhas


Com a abertura das comportas em Boa Vista, a Barragem de Caiçara, também na Paraíba, deverá ter seu enchimento completo até segunda-feira, liberando água para a Barragem de Engenheiro Avidos, em Cajazeiras, que atenderá 61,4 mil pessoas. Na sequência, as águas do Velho Chico seguirão para o Rio Grande do Norte, com previsão de chegada no mês de fevereiro.

O último trecho de canal do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: