header top bar

section content

VÍDEO: Zé Aldemir critica direção do HUJB e afirma que o hospital ‘fechou as portas’ para as crianças

Versões diferentes sobre pactuação para atendimento pediátrico gera atrito entre a gestão municipal e a direção do Hospital Universitário Júlio Bandeira

Por Jocivan Pinheiro

07/02/2022 às 16h24 • atualizado em 07/02/2022 às 16h32

Participando por telefone de um programa de rádio, o prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir (PP), acusou a atual direção do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) de ter determinado que o hospital não atenda mais a população infantil. Aldemir chamou a suposta decisão de “arbitrária” e “sem responsabilidade”.

O prefeito afirma que as supostas justificativas da direção do HUJB seriam porque o hospital é “universitário escola” e que, além disso, estaria sem um “departamento de pediatria”.

“Era Hospital Infantil Júlio Bandeira. Foi assim que foi criado o hospital. Essa é a vocação do hospital. Agora, sob o argumento de ser um hospital universitário escola, não se pode atender as crianças de Cajazeiras? Onde foi que vocês ouviram falar que um hospital universitário não tenha departamento de pediatria? Só na cabeça daqueles que dirigem, atualmente, o hospital HUJB”, protestou o prefeito.

Versão da superintendente do HUJB

Na última sexta-feira, a superintendente do HUJB, Paula Maia, prestou uma entrevista exclusiva para a TV Diário do Sertão e fez alegações diferentes dessas ditas pelo prefeito.

Paula explicou que houve uma pactuação com os municípios para que os casos que não são do perfil do HUJB, ou seja, os que não são considerados de urgência, emergência, observação de 24 horas nem internação, sejam devidamente encaminhados para os postos de saúde do município.

Ela justifica que essa decisão de dividir os perfis de atendimento de crianças foi uma saída para não colapsar o HUJB, já que o hospital sofre com um desfalque muito grande de pediatras. Além do quadro de pediatras ser insuficiente devido à dificuldade de contratar, existem também os que pediram exoneração e outros que são afastados por questões de saúde, de gestação e lactação, que é um direito assegurado por lei.

Paula reforça que o HUJB não deixou de atender casos pediátricos e reconhece que se for no período noturno, as crianças não ficarão sem atendimento. O que preocupa ela são os casos que são enviados ao hospital durante o dia e que não estão dentro do perfil de atendimento do HUJB.

“O HU não parou de atender pediatria de forma alguma. A gente continua tendo pediatria internamente, pediatria de ambulatório, pediatria de urgência e emergência”, acrescentou.


VEJA TAMBÉM

Diretora do HUJB esclarece polêmica sobre atendimento de crianças e acordo feito com o município

Zé Aldemir, prefeito de Cajazeiras (Foto: Divulgação)

Zé Aldemir cita pactuação e reunião com secretário do Estado

Ainda na participação de rádio, o prefeito Zé Aldemir afirma que a Prefeitura de Cajazeiras fez uma pactuação no valor de R$ 200 mil com o HUJB para que o hospital atenda a população, inclusive as crianças. Ele também confirma que intermediou uma reunião entre a direção do HUJB e o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, mas Zé Aldemir teria dito ao secretário que não há condições do HUJB “parar de atender casos pediátricos”.

“É a primeira vez que estou vendo as portas do HUJB serem cerradas no atendimento às crianças, sob o comando dessa atual diretoria. Eu quero que me mostrem um documento da Ebserh [Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares que administra o HUJB] determinando que o Hospital Universitário extingua do seu currículo escolar uma cadeira de pediatria”, finalizou o profeito.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: