header top bar

section content

VÍDEO: Prefeito de São João compreende decisão do HUJB e diz que há interferência política no hospital

Luiz Claudino pediu ao reitor da UFCG que encontre uma forma provisória de continuar atendendo crianças no pronto atendimento ambulatorial

Por Jocivan Pinheiro

08/02/2022 às 16h15 • atualizado em 08/02/2022 às 16h36

No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o prefeito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino (PP), disse que compreende a decisão do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) de realizar atendimentos pediátricos apenas de urgência, emergência e de internação. Os casos que não se enquadram nesses perfis, são contrarreferenciados para as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

Embora compreenda a situação, Luiz Claudino pediu ao reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antonio Fernandes, que encontre uma forma provisória de continuar atendendo crianças no pronto atendimento ambulatarial até que a rede integrada se articule para solucionar definitivamente o problema.

“Acredito que o reitor vai encontrar uma maneira de, em um breve espaço de tempo, adequar a questão do hospital com o município para que a população não seja responsabilizada, e a partir daí dar um prazo para que seja resolvido”, disse o prefeito.


VEJA TAMBÉM

Reitor da UFCG diz que HU não deveria realizar Pronto Atendimento e que municípios foram avisados


Claudino atribui uma parte da culpa pela sobrecarga do HUBJ a supostas interferências políticas, e defende que o hospital tenha uma central de marcação que não seja “atrelada” aos municípios.

“Num futuro bem próximo, esse hospital será um grande instrumento para prestar serviço ao sertão paraibano. Mas é preciso desvincular a política do HUJB; que as portas do hospital estejam abertas ao povo, com um setor próprio de marcação e não atrelado a qualquer município. É preciso que a central de marcação passe para o comando do hospital para que aqueles que têm direito ao tratamento, não precisem estar em portas de políticos”.


Atendimentos em São João

Luiz Claudino destacou que o Hospital Municipal Capitão João Dantas Rothéa, em São João do Rio do Peixe, atende 24 horas e encaminhou poucos casos para o HUJB. É aguardado para 2022 a instalação de um centro cirúrgico no hospital.


Atendimentos no mês de janeiro

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: