header top bar

section content

VÍDEO: Secretário de Saúde do Estado diz que atendimento pediátrico é problema entre Prefeitura e HUJB

HUJB deseja que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) colabore com atendimentos pediátricos dentro da rede integrada, mas o secretário descartou

Por Jocivan Pinheiro

08/02/2022 às 18h45 • atualizado em 08/02/2022 às 18h47

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, deixou claro que o Estado não vai tomar parte no problema de atendimento ambulatorial de crianças que gerou impasse entre o Hospital Universitário Júlio Baneira (HUJB) e a Prefeitura de Cajazeiras.

“Esse problema tem que ser resolvido entre a Prefeitura e o Hospital Júlio Bandeira. Não pertence ao Estado da Paraíba resolver esse problema de ordem ambulatorial”, disse Medeiros.


VEJA TAMBÉM: Reitor da UFCG diz que HU não deveria realizar Pronto Atendimento e que municípios foram avisados


A direção do HUJB avisou que, por enquanto, só atende casos pediátricos de urgência, emergência e internação 24 horas, deixando para as Unidades Básicas de Saúde da Família os demais casos. Isso porque o HUJB é um hospital universitário, ou seja, não há prerrogativa do Ministério da Saúde que o obrigue a realizar pronto atendimento ambulatorial. A Prefeitura de Cajazeiras, por sua vez, alega que existe uma pactuação com o HUJB que visa atender toda a população, inclusive a pediátrica.

No meio desse impasse, o Governo do Estado foi citado, pois a direção do HUJB deseja que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) colabore com atendimentos pediátricos dentro da rede integrada. Porém, o secretário de Saúde já descartou.

“O problema do Hospital Universitário Júlio Bandeira e da Prefeitura Municipal de Cajazeiras é de ordem de fluxo de pacientes. O Hospital Universitário continuará atendendo as crianças de alta complexidade que requerem especialistas. As fichas azul e verde são atendimentos dos PSF’s e das Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura. O Governo do Estado já dispõe de uma UPA para atendimento dos pacientes não Covid e alguns com sídrome gripal; e também o Hospital Regional de Cajazeiras, que tem um número de atendimentos adequado para sua função”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: