header top bar

section content

VÍDEO: Câmara de Sousa vota a favor de parecer do TCE que reprovou contas do ex-prefeito André Gadelha

Com o parecer do Poder Legislativo, André Gadelha corre risco de ter problemas para obter o registro da sua candidatura a deputado estadual

Por Diário do Sertão com Blog do Levi Dantas

17/02/2022 às 17h43 • atualizado em 17/02/2022 às 17h44

A maioria dos vereadores ligados politicamente ao prefeito Fábio Tyrone (Cidadania) votou a favor do parecer do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) que havia rejeitado as contas de 2016, último ano da gestão do empresárioo André Gadelha (MDB) à frente da Prefeitura de Sousa.

Com 69.997 habitantes, o município de Sousa, no sertão paraibano, conta com 15 vereadores eleitos no pleito realizado em novembro de 2020, sendo 11 pelo bloco da situação e 4 pelo bloco da oposição.

Ao analisar as contas, o plenário da Casa Legislativa acatou o conteúdo do parecer pelo placar de dez votos a cinco. Mesmo fazendo parte do bloco de situação, o vereador Koloral Júnior (PTB) divergiu da orientação da sua bancada e votou a favor do parecer do TCE.

Com o parecer do Poder Legislativo, André Gadelha pode ter problemas para obter o registro da sua candidatura a deputado estadual nas eleições deste ano.

Entenda como votou cada vereador em relação ao parecer do TCE-PB:

O julgamento das contas de 2016 ocorreu no dia 14 de julho de 2021, cujo parecer contrário observou, principalmente, o não cumprimento do requisito constitucional que exige a aplicação de, no mínimo, 25% da receita de impostos em educação.

Como penalidade ao gestor da época, a Corte imputou um débito de R$ 619,70 (seiscentos e dezenove reais e setenta centavos) e aplicou multa no valor de R$ 5 mil (cinco mil reais).

Na ocasião, Gadelha havia dito que Tribunal de Contas mudou a forma de julgar as contas dos municípios paraibanos e que, mesmo assim, a decisão não o impede de disputar as próximas eleições. Ele recorreu, mas o parecer foi mantido.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: