header top bar

section content

VÍDEO: Prefeito de São João explica sobre obra inacabada de matadouro e esclarece limitações atuais

O gestor disse ainda que nos próximos meses haverá o funcionamento de um matadouro entre Uiraúna e São João, onde será utilizado por marchantes da região do Vale do Rio do Peixe

Por Luiz Adriano

22/02/2022 às 19h24 • atualizado em 22/02/2022 às 20h18

A produção do programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão foi até São João do Rio do Peixe, na região de Cajazeiras, para ver de perto o que o sr Francisco Gutemberg, conhecido como ‘Gugu Marchante’ disse a respeito de um matadouro da cidade que há anos teve suas obras paralisadas, e nunca mais foi retomado o serviço.

Conforme Gugu Marchante, havia um matadouro na cidade e foi desativado para construção do novo. Os marchantes de São João do Rio do Peixe precisam se deslocar até outros municípios para abater seus animais, devido à falta do equipamento.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Prefeito de São João compreende decisão do HUJB e diz que há interferência política no hospital

Obra do matadouro inacabada em São João do Rio do Peixe. (Foto: TV Diário do Sertão).

EXPLICAÇÃO DO PREFEITO

O Balanço Diário conversou com o atual prefeito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino (PP), e ele explicou que a obra do matadouro começou nos anos 90 ainda na gestão do ex prefeito Aldeir, passando pela gestão da prefeita Catarina Eliane Barbosa (In memoriam). Segundo Luiz Claudino, a saudosa Catarina não pôde operar porque já havia algumas irregularidades na execução do então convênio.

Ele disse que a obra perdurou na gestão do ex-prefeito Lavosier Dantas onde foi dada a continuidade, no entanto a partir daí o convênio foi encerrado devido várias irregularidades. “Até hoje se encontra essa obra inacabada em São João, primeiramente por falta de recursos durante o convênio e também por algumas questões judiciais”, pontuou.

“Eu acredito que essa obra trouxe prejuízo realmente ao erário público em São João por aqueles que foram gestor e operaram esses recursos, e hoje infelizmente o município de São João diante dessas dificuldades não tem seu matadouro”, disse Luiz Claudino.

LIMITAÇÕES

Ele explicou ainda que nos dias atuais há uma burocracia bem maior que há anos anteriores, e isso impede a continuidade ou até mesmo a construção de um novo matadouro na cidade. Segundo o prefeito, conforme regras atuais, é necessário um município possuir no mínimo 50 mil habitantes para poder a partir daí, firmar algum consórcio onde possa receber emendas federais para poder construir um matadouro.

“Essa dificuldade foi causada em São João por gestões passadas que fizeram de forma irregular, e hoje a gente infelizmente padece por essas irregularidades”, ressaltou.

Antigo matadouro de São João do Rio do Peixe o qual foi desativado. Veja a história completa no vídeo abaixo do texto. (Foto: TV Diário do Sertão).

SOLUÇÃO

Luiz Claudino disse que há um matadouro entre as cidades de Uiraúna e São João do Rio do Peixe onde nos próximos meses poderá dar início ao seu funcionamento. Segundo o gestor, o equipamento deve funcionar de forma regional. Ele explicou que o prédio pertence ao estado e faz parte de um consórcio municipal por meio de um convênio entre municípios, onde os marchantes de São João poderão em breve abater seus animais com mais tranquilidade.

Conforme palavras do prefeito, o estado já licitou uma parte de máquinas e de materiais que são necessários para o funcionamento desse matadouro. Ele falou que o equipamento tem condições de atender todo o Vale do Rio do Peixe, e que acredita que em maio ou início de junho já esteja funcionando.

Veja o programa Balanço Diário na íntegra onde você pode conferir todo contexto da história do matadouro em áudio e vídeo:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: