header top bar

section content

HUJB de Cajazeiras adota novo fluxo e só atenderá demandas pediátricas com encaminhamento de postos

Em nota, o HUJB deixa claro que com o novo fluxo, o Hospital Universitário terá porta referenciada através das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), hospitais municipais, Hospital Regional e SAMU para os atendimentos pediátricos em urgência e emergência ou para internação hospitalar

Por José Dias Neto

08/03/2022 às 16h52

HUJB de Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

A partir desta terça-feira, 8 de março de 2022, o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) adota um novo fluxo de atendimento pediátricos, na cidade de Cajazeiras.

No dia 11 de fevereiro, uma comissão de gestores de saúde, dos municípios que compõem a região de Cajazeiras, se reuniram na sede da Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano (AMASP) para discutir maneiras de direcionar os atendimentos pediátricos na rede de atenção à saúde da região polarizada por Cajazeiras e, naquela data, foi estipulado o prazo máximo, que se encerra nesta terça-feira (08).

VEJA MAIS: 

Até dia 8 de março, demandas pediátricas noturnas, em feriados e fins de semana serão atendidas no HUJB

O HUJB alega necessidade urgente de organizar o serviço pediátrico no Pronto Atendimento (PA) do HUJB, em virtude da falta de profissionais médicos nesta especialidade, já que, segundo o hospital, muitos médicos pediram exoneração e os que foram convocados via edital de concurso (total de 150) não assumiram o cargo.

Em nota, o HUJB deixa claro que com o novo fluxo, o Hospital Universitário terá porta referenciada através das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), hospitais municipais, Hospital Regional e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os atendimentos pediátricos em urgência e emergência ou para internação hospitalar.

“Depois de vários encontros entre os representantes do HUJB-UFCG/Ebserh, os secretários e gestores dos municípios da macrorregião de Cajazeiras, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande e colaboradores do HUJB, ficou acordado na reunião do mês de fevereiro que a partir do dia 08 de março de 2022’’, diz trecho da nota do HUJB.

REDE EBSERH

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.  Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: