header top bar

section content

Comarca de São João do Rio do Peixe encerra Semana do Meio Ambiente com plantação de árvores

O tema do evento foi “Só uma Terra: Somos todos responsáveis”, promovido pela Diretoria do Fórum, com o apoio da gerência, magistrados e servidores que atuam na unidade judiciária

Por Diário do Sertão com Gecom

06/06/2022 às 17h52 • atualizado em 06/06/2022 às 17h54

Semana do Meio Ambiente na Comarca de São João do Rio do Peixe. (Foto: divulgação).

Com a plantação de duas árvores (Ipê Roxo e Flamboyant), a Comarca de São João do Rio do Peixe encerrou, na manhã da última sexta-feira (3), a programação voltada à Semana do Meio Ambiente, que envolveu diversas ações de conscientização sobre a necessidade da promoção de ações sustentáveis, que objetivem a preservação ambiental. O tema do evento foi “Só uma Terra: Somos todos responsáveis”, promovido pela Diretoria do Fórum, com o apoio da gerência, magistrados e servidores que atuam na unidade judiciária.

A Comarca de São João do Rio do Peixe já é conhecida pela promoção de boas práticas de sustentabilidade, como substituição do uso de copos descartáveis por canecas; uso de coletor de papéis descartados em todos os setores; coleta de papéis descartados, para confecção de blocos de rascunho ou destinados para reciclagem; criação de uma Central de Coleta Seletiva, destinada às cooperativas de reciclagem; compostagem das folhas que caem das árvores e borra de café, para uso nas plantas do jardim, além da coleta de pilhas usadas de relógios e controles de eletrônicos em geral, para uma correta destinação.

Para o diretor do Fórum, juiz Kleyber Thiago Trovão, a promoção do evento, durante toda a semana, marca um compromisso com a responsabilidade social e ambiental e no empenho de melhoria de práticas responsáveis. O gerente, Francisco Batista Neto ressaltou que o ato de Plantar árvore é uma das ações mais importantes para ajudar na restauração dos ecossistemas e tentativa de reverter os impactos ambientais, resultando em diversos benefícios para o meio ambiente. Ele citou a redução da erosão e degradação do solo, o combate ao aquecimento global, além da regulação da temperatura, absolvendo ruídos, principalmente em ambientes urbanos.

“É um legado que deixamos para as futuras gerações. A plantação das mudas das árvores (Flamboyant e Ipê) marcam o ápice da realização da Semana do Meio Ambiente da nossa Comarca. Nossa gratidão aos servidores e magistrados que acolheram a proposta e que participaram na realização de todos os atos”, realçou Francisco Neto.

A técnica Judiciária e chefe da 2ª Vara Mista, Suzana Fernandes achou de grande valia a iniciativa da Diretoria do Fórum da Comarca em trazer questões urgentes, voltadas para como preservar o meio ambiente. “Devemos nos conscientizar de que o cuidado com o planeta é uma responsabilidade de todos. Ademais, a atividade de plantio de árvores incentiva grupos de pessoas a se unirem e compartilharem objetivos comuns, melhorando a qualidade de vida das comunidades, aproximando idades, gêneros e culturas, conscientizando a todos e recompensado, ainda mais, o meio ambiente, frisou.

Por sua vez, a servidora Marília Medeiros, atua na 1ª Vara Mista, na função de técnica Judiciária, invocou o artigo 225 da Constituição de 1988, o qual disciplina que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservação para as presentes e futuras gerações. Ela enfatizou, ainda, que, enquanto cidadãos e servidores do Poder Judiciário, todos têm o compromisso de promover ações voltadas a conscientização da importância da preservação do meio ambiente.

“Todas as ações desenvolvidas durante essa semana na Comarca, bem como a culminância na data de hoje, com o plantio de duas espécies diferentes de árvores, representam uma forma de olhar as demandas ambientais com o zelo e o compromisso necessários, fomentando a preocupação do Poder Judiciário paraibano com a temática. A natureza pede nossa ajuda, é uma questão de responsabilidade e amor ao próximo”, destacou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: