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Aeroporto de Cajazeiras é incluído em plano da Sudene para criar novas rotas aéreas regionais

O plano pretende criar rotas para incrementar as atividades econômicas e intensificar a atuação dos aeroportos regionais como pontos estratégicos de integração

Por Jocivan Pinheiro

18/08/2022 às 18h24 • atualizado em 18/08/2022 às 18h27

Avião de pequeno porte posando no aeroporto de Cajazeiras (Foto: Diário do Sertão)

O Aeroporto Pedro Vieira Moreira, em Cajazeiras, no sertão paraibano, está incluído no plano da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) que pretende criar novas rotas aéreas em regiões intermediárias do Nordeste. A Sudene apresentou o plano nesta terça-feira (16) à Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.

O plano pretende criar novas rotas para incrementar as atividades econômicas e intensificar a atuação dos aeroportos regionais como pontos estratégicos para a integração modal.

Uma das propostas é ampliar oferta de voos para cidades intermediárias a partir do mapeamento de aeroportos que podem viabilizar a estratégia de implementação e interiorização das ações do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

“Podemos unir os aspectos econômicos e sociais às razões econômicas e operacionais das empresas aéreas. É fundamental ouvi-las, assim como os governos estaduais, na busca por incentivos competitivos ao setor. Queremos chegar a 200 cidades atendidas pela aviação regular. E boa parte destes territórios está no Nordeste. Por isso, estamos alinhados a esta ação da Sudene”, disse o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann.

A Sudene propôs a criação de 12 novas rotas: Sobral e Iguatu, no Ceará; Balsas, no Maranhão; São Raimundo Nonato, Picos, Bom Jesus e Corrente, no Piauí. Seguem Cajazeiras (PB), Arapiraca (AL), Feira de Santana e Paulo Afonso, na Bahia, e São Mateus, no Espírito Santo.

Autarquia sugeriu criação de novas rotas interligando cidades (Foto: Agnelo Câmara / Ascom / Sudene

Na avaliação da autarquia, os terminais aéreos nestas cidades possuem localização estratégica junto aos principais corredores logísticos do Nordeste, a exemplo das ferrovias Transnordestina, FIOL e FCA e também integram região de influência de grandes atividades econômicas, como a produção de grãos e mineração na região do Matopiba e os arranjos produtivos locais próximos aos ramais do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Diante do cenário apresentado, a Sudene sugeriu que haja uma priorização dos aeroportos regionais indicados para recebimento de investimentos e no planejamento do Plano Aeroviário Nacional, e também ressaltou a importância da interlocução com secretarias e Agências de Desenvolvimento Econômico dos Estados e com as companhias aéreas para verificar a programação e perspectivas de implantação e retomada das rotas comerciais propostas.

DIÁRIO DO SERTÃO

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