header top bar

section content

VÍDEO: Presidente do TRE-PB diz que Justiça Eleitoral faz todos os esforços para combater fake news

Leandro dos Santos falou do papel que o TRE exerce para garantir um processo eleitoral tranquilo e ressaltou os avanços promovidos pela urna eletrônica e pelas ferramentas de combate à desinformação

Por Jocivan Pinheiro

26/08/2022 às 17h20 • atualizado em 26/08/2022 às 17h26

O programa Olho Vivo entrevistou nesta quinta-feira (25) o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Leandro dos Santos, para esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral que vai definir o próximo presidente da República, senadores, deputados federais e estaduais.

Leandro dos Santos falou do papel que o TRE exerce para garantir um processo eleitoral tranquilo e ressaltou os avanços promovidos pela urna eletrônica e pelas ferramentas de combate à desinformação.

Leandro disse que a Justiça Eleitoral está fazendo todos os esforços possíveis para combater as fake news, mas ele também chama a atenção para outros ‘vícios’ que ainda acontecem no processo eleitoral, como por exemplo a compra de votos.

“A Justiça Eleitoral não tem essa intenção de ir à caça às bruxas. Nosso desejo é orientar, é mostrar ao eleitor e aos candidatos a importância de observar as regras. Os senhores e senhoras da imprensa são instrumentos maravilhosos para disceminar essa questão da necessidade de obediência ao ordenamento jurídico. Mas também nós precisamos ter preocupações sobre outros temas. As pessoas estão muito presas à questão da fake news, que é um mal, mas nós temos outros males que também devem ser observados. Por exemplo, o voto consciente, evitar a compra de votos, a questão da improbidade administrativa. Nós não temos mais que aceitar o eleitor trocando seu voto por um saco de cimento, por tijolo, por um emprego em determinado órgão público. Isso é inadmissível e não saiu do radar da Justiça Eleitoral”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: