header top bar

section content

Princesa Isabel fica em 1º lugar na PB no IDEB nos anos iniciais, e Juru aparece em 2º nos anos finais

Ambas as prefeituras sertanejas comemoraram os resultados em suas redes sociais

Por Luiz Adriano

21/09/2022 às 14h55

Prefeitura da cidade de Princesa Isabel, cidade sede da microrregião.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou na última sexta-feira (16), o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação básica – IDEB referente ao ano de 2021.

A cidade de Princesa Isabel alcançou a nota máxima nos anos inciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), não apenas na região a qual o município é a cidade polo, mas superou todos os demais municípios paraibanos e ficou em 1º lugar no estado. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), a educação princesense ficou na 4ª colocação entre os 223 municípios.

Outro município que também chegou a um nível elevado nos anos finais (6º ao 9º ano), e por pouco também não alcançou o topo no estado, foi Juru. A cidade ficou em 1º lugar na região de Princesa e em 2º na Paraíba.

Confira os números abaixo:

ANOS INICIAIS:

Princesa Isabel – 6.8
Juru – 5.7
Tavares – 5.5
Manaíra – 5.3
São José de Princesa – *

ANOS FINAIS:

Juru – 5.8
Princesa Isabel – 5.6
Tavares – 4.9
Manaíra – 4.7
São José de Princesa – (não aparece na lista)

Ambas as prefeituras, tanto de Princesa Isabel quanto de Juru, comemoraram os resultados a nível estadual em suas redes sociais.

“Princesa avança e ensina pra valer! Somos 1° lugar da Paraíba no IDEB entre os 223 municípios avaliados no Fundamental I. Avançamos muito e nosso objetivo é ir cada vez mais longe!”, escreveu a assessoria da Prefeitura de Princesa.

“Mais uma conquista que comprova a qualidade da nossa educação. Somos o 2º lugar entre todos os municípios da Paraíba na avaliação do IDEB (anos finais). Destaque também para os anos inicias, onde o município passou de 4,8 em 2019 para 5,7 em 2021; já nos anos finais passou de 4,2 em 2019 para 5,8 em 2021, educação que não para de evoluir”, pontuou o Instagram da Prefeitura de Juru.

Quanto às cidades que não aparecem resultados, conforme o IDEB, implica que não foi cumprido o índice de 80% de participação dos alunos e/ou porque não atingiu a nota mínima.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: