header top bar

section content

VÍDEO: Novinho de Carlão chora ao ser anunciado novo presidente da Câmara de Sousa: “Foram dias tensos”

A votação que garantiu a Novinho de Carlão a presidência para o próximo biênio foi marcada pelas ausências dos seis vereadores do PTB que são aliados do prefeito Fábio Tyrone

Por Jocivan Pinheiro

08/12/2022 às 16h13 • atualizado em 08/12/2022 às 16h24

Na noite desta quarta-feira (07), o vereador Novinho de Carlão (PDT) foi eleito novo presidente da Câmara Municipal de Sousa para o próximo biênio 2023/2024. A vice-presidenta é a vereadora Lana Dantas (REDE). Completam a nova mesa diretora os vereadores Assis Estrela (PDT) e Alan de Bastos (PP) como primeiro e segundo secretários respectivamente.

No momento em que o resultado foi anunciado pelo atual presidente Radamés Estrela (PDT), Novinho chorou emocionado e recebeu abraços da sua esposa e da vereadora Lana Dantas. Em seguida ele vibra gritando “vitória” e dá três ‘tapas’ na mesa. Novinho assina o termo de posse e inicia seu discurso.

“Quem sabe pedir tem que saber agradecer. A minha luta nessa casa como candidato a presidente já tem mais de um ano. Minha candidatura não é surpresa para ninguém. Nós ganhamos essa eleição sem ofender sequer uma pessoa. Quando nos reuníamos, só existia um pedido para todos nós: mantenhamos a paz. Foram dias tensos, preocupantes, humilhantes. Meus colegas vereadores são todos guerreiros. Respeito e confiei em todos eles e em nehhum momento eu perdi a fé nos meus amigos”, diz o novo presidente nas palavras iniciais.

A votação que garantiu a Novinho de Carlão a presidência para o próximo biênio foi marcada pelas ausências dos seis vereadores do PTB que são aliados do prefeito Fábio Tyrone (Cidadania). Após participarem das duas primeiras sessões, cinco deles deixaram a casa legislativa (apenas Aldeone Abrantes não compareceu à Câmara nesta quarta). Essa atitude indica que agora a casa está dividida em dois grupos: o de Novinho, com nove aliados, e o de Fábio Tyrone, com seis.

“Os que aqui não ficaram, eu tenho respeito pela posição, desejo sucesso nos próximos dois anos e saibam que esse que vos fala vai ser o presidente de todos e amigo de todos”, falou Novinho.

Novinho de Carlão insistiu na candidatura alegando que o prefeito Fábio Tyrone teria feito um acordo com ele dando-lhe a garantia de ser candidato a presidente para o próximo biênio. Já Tyrone nega e diz que o acordo era para que o próximo candidato fosse indicado pelo PTB.

Após o fim da sessão, Novinho e vereadores do seu bloco fizeram uma visita ao ex-prefeito João Estrela, principal liderança do PDT no município. Já os cinco vereadores aliados do prefeito que saíram antes da eleição foram registrados numa foto tomando cerveja em um bar.

DISCURSO DE NOVINHO

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: