header top bar

section content

VÍDEO: Fechamento de escolas na zona rural de Pedra Branca gera transtornos; gestão explica

Estudantes da rede municipal cobram esclarecimentos da gestão do prefeito Mário Bastos, que por sua vez, esclarece que a transferência dos alunos da zona rural para urbana, é com objetivo de melhorar a qualidade do ensino

Por Luiz Adriano

09/02/2023 às 17h25 • atualizado em 09/02/2023 às 17h35

O fechamento de escolas na zona rural do município de Pedra Branca, no Vale do Piancó, tem trazido preocupação a famílias que têm filhos matriculados na rede municipal.

A dona de casa Maria Aparecida Nicolau que reside na comunidade do sítio Brocas, falou no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão e disse que faz três dias que iniciou as aulas e até então as crianças da localidade não estão assistindo aulas, devido a transferência do alunado da zona rural para zona urbana. “O prefeito fechou 3 escolas passando as crianças para estudar na cidade”, disse Maria Aparecida.

Ela falou que o gestor não teria dito o motivo de sua decisão. A mulher relatou que há crianças que moram muito distantes e em período de chuvas poderá dificultar o tráfego até a cidade. “É muito difícil a locomoção. São crianças de 4 a 9 anos”, frisou.

O OUTRO LADO

O ex-prefeito do município, Antonio Bastos, falou no programa Olho Vivo como representante da gestão municipal e respondeu as indagações da srª Maria Aparecida. Segundo ele, a escola em questão tem 9 alunos e possui uma única professora que atende a 5 séries do ensino infantil ao 5º ano.

“Não tinha como esse professor dar um ensino de qualidade a esses alunos, então foi pensando no melhoramento no aprendizado dos nossos alunos, pensando exatamente na qualidade do ensino que nós tomamos a decisão de fechar essa escola, trazer os alunos até a cidade, onde temos as escolas todas climatizadas, com professores habilitados, qualificados para que assim pudéssemos acabar com esse multi seriado nessas escolas da zona rural”, detalhou.

Ele ressaltou ainda que para tomar a decisão foi feita reunião com os Conselhos da escola e da educação. Antonio explicou também que a secretária de educação se reuniu com os pais dos alunos.

TRANSPORTE ESCOLAR/ESTRADAS

No município de Pedra Branca, segundo o ex-prefeito, desde 2013 o transporte escolar funciona com ônibus escolares. Ele disse que a frota é nova e é renovada a cada dois anos. Quanto às estradas vicinais que dão acesso à zona rural, o representante da gestão ressaltou que é feita manutenção constantemente e quando chove, de imediato a prefeitura entra em diligências para consertar os danos causados.

OUTRAS COMUNIDADES

Ele explicou ainda que o mesmo caso que aconteceu com os alunos do sítio Brocas, também ocorreu com estudantes de outras comunidades pelos mesmos fatores citados.

“Foi pensando nesse objetivo, pensando em melhorar cada vez mais o ensino do nosso município que a gente tá buscando acabar com essas escolas onde têm esse multi seriado”, frisou.

“A gente pede a compreensão dos pais dos alunos, da comunidade como um todo, porque o nosso intuito é melhorar a cada dia a qualidade do ensino. Nós não estamos fechando escola para prejudicar alunos, muito pelo contrário, a preocupação da gestão municipal tem sido de melhorar a cada dia a forma de atender e atender bem o nosso alunado”, concluiu.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: