header top bar

section content

VÍDEO: Analista diz que se Tyrone continuar “inatingível, pintando e bordando”, pode eleger Helder ou Zenildo

Thalles Gadelha disse que na história política do Brasil, vários "postes" já foram eleitos por causa da força da 'máquina' pública

Por Jocivan Pinheiro

02/03/2023 às 16h37 • atualizado em 02/03/2023 às 16h44

Zenildo Oliveira ou Helder Carvalho? Quem será o candidato a prefeito de Sousa em 2024 apoiado pelo prefeito Fábio Tyrone (Cidadania). Na avaliação do analista político Thalles Gadelha, ambos levam vantagem sobre a oposição por terem ajuda da ‘máquina’, ou seja, o poder financeiro e influente da administração do município. Zenildo é vice-prefeito e Helder é chefe de gabinete da prefeitura.

Apesar de terem a ‘máquina’ a favor deles, o analista Thalles Gadelha prevê que quem for o “ungido” do prefeito Tyrone, terá o desafio de conquistar votos de uma parcela grande de eleitores.

“Politicamente, em matéria numérica, eu não sei quem tem mais simpatia popular, mais aceitação. Eu sei que a máquina é capaz de fazer um expressivo volume de transferência de votos. Mas eu não sei quem será o ungido. Se for doutor Zenildo ou doutor Helder, eles não vão ter que trabalhar apenas um determinado colegiado, como foi a situação colocada para o vereador Eugênio Rodrigues. Eles vão ter que trabalhar em cima de 45 mil eleitores, é um universo bem mais amplo, e voto é algo que não se consegue com facilidade e que também não se transfere com facilidade”, comentou o analista.

Contudo, Thalles Gadelha acredita que, se o prefeito Fábio Tyrone continuar “inatingível, pintando e bordando”, ele conseguirá eleger um dos dois apenas com o poder da ‘máquina’.

“É uma dupla boa de se trabalhar para escolher. Mas a gente já viu postes se elegerem na política nordestina, na política paraibana e nacional. Então, se o atual prefeito, que é inatingível, inclusive do ponto de vista judicial, continuar pintando, bordando, casando, batizando e recebendo a aquiescência do eleitor de Sousa para fazer a transferência [de votos], eu acho que ele elege”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: