header top bar

section content

VÍDEO: Estudante de Sousa que passou em Medicina na USP garante voltar “com muito conhecimento e qualificado”

André Victor de Araújo Clementino também disponibilizou uma chave Pix para quem puder colaborar para as despesas que terá até conseguir um auxilio universitário

Por Priscila Tavares

07/03/2023 às 16h38 • atualizado em 07/03/2023 às 16h39

André Victor de Araújo Clementino, de 21 anos, é morador do bairro Mutirão, na cidade de Sousa, e o mais novo estudante paraibano aprovado para o curso de Medicina em uma das universidades mais prestigiadas do Brasil, a USP (Universidade de São Paulo). O estudante falou de como recebeu a notícia e da emoção que sentiu.

“No início eu não acreditei, só depois que foi caindo a ficha e de início foi felicidade, logo em seguida de encarar o desafio que seria ir até lá. Assim que eu recebi [a notícia] eu agradeci a Deus”, disse André.

De família humilde o jovem sempre estudou em escola pública, era bolsista do cursinho em Felipe Nogueira Cursos, onde foi acompanhado por profissionais que lhe ajudaram a alcançar a nota de 796 pontos no último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), em dezembro de 2022.

Para André Victor uma das principais dificuldades enfrentadas para chegar aonde chegou é a mesma vivenciada por milhões de estudantes do ensino público: a falta de transporte escolar. Problema que conseguiu contornar com a ajuda do cursinho onde estudava.

“A gente lá em casa fazia economia para conseguir pagar [o transporte] e o Felipe Nogueira ajudava com metade do transporte, foi o que possibilitou [para que ele permanecesse no curso]. O curso tem o específico de redação, mas o que eu fiz foi a noite, que é o extensivo, tem todas as matérias e além das matérias com os professores, listas de atividades e monitoria”, explicou o Jovem.

André Victor e sua Família (Foto: Blog Do Levi)

Filho de Maria Alves e do agricultor Francisco Clementino é o irmão mais velho de Alex, de 16 anos e Maria Fernanda, de 11 anos. O pai atualmente está em Brasília, mas pretende voltar ao Sertão paraibano.

Os primeiros anos de escola do mais novo aluno do curso de Medicina na USP foram na antiga Escola Tia Alzanira, no bairro onde mora. A segunda fase do ensino fundamental foi na Escola Estadual Batista Leite e o ensino médio inteiramente na Escola Estadual Mestre Júlio Sarmento (antigo Polivalente 2). André deixou um recado para os alunos que irão prestar a prova do ENEM nesse ano de 2023.

“Estudar todos os dias, o máximo de horas que você conseguir e, o que foi mais impactante para mim, é não depender das suas emoções para estudar. Faça disso uma rotina, seja constante”, destacou.

André afirmou que a cidade de Sousa pode esperar um novo profissional da Medicina, “alguém com muito conhecimento, qualificado”, garantiu que irá se preparar para voltara a cidade natal como médico.

O estudando viaja nesta quarta-feira (08) para cidade de São Paulo, depois de conseguir as passagens, mas precisa de ajuda para se manter até conseguir um auxilio universitário. Para ajudar André é a através da chave Pix: (83) 98162-9723, do titular André Victor Araújo, com qualquer quantia.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: