header top bar

section content

VÍDEO: Enfermagem protesta contra Projeto de Lei da Prefeitura de Patos durante sessão da Câmara

Pelas contas do vereador Jamerson Ferreira, faltam dois votos para reprovar a matéria. Porém, levando em consideração os parlamentares que são da base do prefeito, a chance de aprovação é iminente

Por Jocivan Pinheiro

15/03/2023 às 16h42 • atualizado em 15/03/2023 às 17h28

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Patos, nesta terça-feira (14), o vereador Jamerson Ferreira (PL) antecipou seu posicionamento com relação ao Artigo 3º do Projeto de Lei Nº 5/2023, enviado pelo prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), que dispõe sobre piso salarial e gratificações para a enfermagem.

Jamerson criticou o projeto e afirmou que a proposta do prefeito retira direitos da categoria, por isso o parlamentar votará contra. “De nada vai servir toda luta nacional, toda mobilização, toda busca pelo reconhecimento, se quando ele vem ele é tirado”, declarou o vereador em seu discurso, diante do auditório cheio de enfermeiras e enfermeiros que protestavam com cartazes.

Em reunião com sindicalistas no último dia 10, o prefeito teria aceitado manter a produtividade, mas colocar um parágrafo único no projeto dizendo que o município só se compromete a implantar gratificação de 25% sobre o salário base dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se o Governo Federal repassar integralmente o valor do piso.

Rayra Beserra, presidente do Coren-PB, esteve na sessão protestando (Foto: Instagram/Rayra Beserra)

Pelas contas do vereador Jamerson Ferreira, faltam dois votos para reprovar o projeto, que será colocado em votação na próxima quinta-feira. Porém, levando em consideração a quantidade de parlamentares que são da base do prefeito Nabor, a chance de aprovação é iminente.

Antevendo as eleições municipais de 2024, Jamerson deixou uma menagem às enfermeiras e enfermeiros que estavam na sessão protestando contra o Projeto de Lei. “Vocês podem perder na campanha que vem, mas vocês não perderão o título de enfermagem. Então, entre o título e a conveniência, eu espero que vocês votem a favor do título de enfermeiro”.

Outro lado

O Diário do Sertão tentou falar com o secretário de Saúde de Patos, Leônidas Dias Medeiros, mas até o fechamento desta matéria as ligações não foram atendidas e as mensagens não foram respondidas. O espaço fica à disposição.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: