header top bar

section content

VÍDEO: Presidente do Coren-PB desabafa contra Projeto de Lei do prefeito de Patos: “Tempo da chibata acabou”

Rayra Beserra fez um desabafo indignada com o fato de que na mesma sessão ordinária foi aprovado aumento salarial de 60% para os secretários do município

Por Jocivan Pinheiro

15/03/2023 às 17h21 • atualizado em 15/03/2023 às 17h26

Rayra Beserra, presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), esteve na sessão da Câmara de Vereadores de Patos, nesta terça-feira (14), para protestar contra o Artigo 3º do Projeto de Lei Nº 5/2023, enviado pelo prefeito Nabor Wanderley (Republicanos), que dispõe sobre piso salarial e gratificações para a enfermagem. Segundo a categoria, o projeto retira gratificações e não garante pagamento do piso nacional. A matéria será colocada em votação na próxima quinta-feira.

Dezenas de enfermeiras, enfermeiros e técnicos de enfermagem levaram cartazes de protesto para a sessão. Após a pauta encerrar, Rayra fez um desabafo nas redes sociais indignada com o fato de que na mesma sessão ordinária foi aprovado aumento salarial de 60% para secretários do município.

“A gente está vendo o movimento que está sendo feito para aprovar esse projeto, para retirar as gratificações da classe trabalhadora da enfermagem. Mas a gente ainda se surpreende com o mesmo prefeito encaminhando dois projetos, um retirando da classe trabalhadora e outro dando aumento aos secretários. Então é uma atitude que a gente fica sem reação, porque a gente teve que levantar e sair, em protesto”, disse ela.

Rayra Beserra, presidente do Coren-PB, esteve na sessão protestando (Foto: Instagram/Rayra Beserra)

Em reunião com sindicalistas no último dia 10, o prefeito teria aceitado manter a produtividade, mas colocar um parágrafo único no projeto dizendo que o município só se compromete a implantar gratificação de 25% sobre o salário base dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se o Governo Federal repassar integralmente o valor do piso.

Horas antes da sessão na Câmara de Patos, Rayra Beserra já havia participado de um protesto nas ruas exigindo o pagamento integral do piso nacional e as gratificações. “Na Paraíba o tempo da chibata acabou. A enfermagem merece respeito, porque quando a população de Patos estava doente no hospital, era esse povo que estava tomando de conta”, falou a presidente.

Outro lado

O Diário do Sertão tentou falar com o secretário de Saúde de Patos, Leônidas Dias Medeiros, mas as ligações não foram atendidas e as mensagens não foram respondidas. O espaço fica aberto.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: