header top bar

section content

VÍDEO: Raio atinge árvore na zona rural de Cachoeira dos Índios; veja orientações do Corpo de Bombeiros

O caso aconteceu no sítio Pedras Pretas e assustou os moradores. A tenente do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Nailla Fernandes, falou das medidas que devem ser tomadas nessas situações

Por Priscila Tavares

27/03/2023 às 17h23 • atualizado em 27/03/2023 às 18h55

Árvore é atingida por raio no sítio Pedras Pretas, zona rural de Cachoeira dos Índios, neste domingo (26). A reportagem da TV Diário do Sertão foi até o local conversar com alguns moradores que estavam próximo quando o incidente aconteceu e falou com a tenente do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Nailla Fernande, que explicou as medidas que devem ser tomadas para se proteger em momentos como esses.

Os moradores falaram sobre o susto que tiveram quando o raio atingiu a árvore. O agricultor Francisco dos Anjos, 51 anos, deu detalhes como aconteceu, segundo ele, era por volta das 16:30 e que estava cuidando da lida com o gato em um curral de madeira, onde o mesmo conseguia ver amplamente a sua propriedade e a árvore que foi atingida.

“Eu vi o raio bem forte de frente ao pé de cajá. Eu abandonei o serviço que estava fazendo e sai fora. Porque o relâmpago foi muito grande e o trovão foi muito alto”, disse Francisco.

Já a idosa, Angelina da Conceição de 88 anos, contou para nossa reportagem que tinha o costume de ir todo final de tarde para debaixo da árvore atingida, mas que neste dia decidiu ficar em casa, a idosa apontou como um livramento de Deus. Ela contou sobre a proporção do impacto que chegou a ‘estremecer’ sua residência.

“Foi forte demais, chega estremeceu aqui na minha casa. Eu pensei que era uma coisa; teve gente aqui que deu um grito; o susto foi grande”, contou Angelina.

Nailla Fernandes tenente do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (Foto: TVDS)

Nailla Fernandes falou que a estimativa é que a cada ano cerca de 1 mil pessoas são atingidas por raios no Brasil. A tenente explicou que o raio é uma descarga elétrica que ocorre entre uma nuvem carregada de eletricidade e a terra, precisamente entre a nuvem e o ponto mais próximo dela que esteja na terra. Ela também deu orientações do que deve ser feito durantes fortes chuvas e tempestades e aconselhou a população a não sair de casa.

“Primeiro: durante a tempestade ficar em casa, sair somente se for absolutamente necessário; Não retirar roupas do varal, principalmente se for arame, não tirar nem colocar; Se tiver viajando dentro do carro, permanecer dentro do carro, porque o carro é um excelente isolante térmico; Buscar refúgio no interior de edifícios; Se manter longe de árvores isolada, por exemplo, se estiver em um descampado não ficar perto de uma árvore que esteja só; Não permanecer dentro de águas no período de tempestade; Se estiver em casa permanecer longe de portas e janelas; Evitar áreas altas, buscar refúgio sempre em lugares baixos; e aprender fazer a reanimação cardiopulmonar. Em situações mais complicadas ligar para o 193 que os bombeiros estão a disposição sempre”, afirmou a tenente.

Confira como ficou a árvore atingida pelo raio:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: