header top bar

section content

Alunos da rede estadual de ensino podem se inscrever em cursos técnicos ofertados pelo IFPB

O candidato que pretende ser isento das despesas de inscrição, devem atender os critérios.

Por

16/09/2014 às 15h41

Oportunidade de estudo em Cajazeiras

Os alunos que cursaram o Ensino Fundamental integralmente na rede pública de ensino podem se inscrever no processo seletivo de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), conforme a Lei Federal nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que determina 50% por cento das vagas de cada curso técnico, integrado ou subsequente para egressos de escolas públicas.

As inscrições com isenção de taxas para o processo seletivo estão abertas até o dia 26 de setembro; para os demais, a inscrição acontecerá até o dia 17 de outubro. O IFPB está oferecendo 3.790 vagas, sendo 1.290 para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 1.500 para os cursos subsequentes. Na modalidade de Educação à Distância (EAD), estão sendo oferecidas 1.000 vagas no curso técnico de Segurança no Trabalho subsequente ao Ensino Médio. As provas serão realizadas no dia 16 de novembro.

O candidato que pretende ser isento das despesas de inscrição, devem atender a um dos seguintes critérios: ter cursado todo o Ensino Médio ou ter cursado o 1º e o 2º ano do Ensino Médio e estar concluindo o 3º ano em escolas da rede pública de ensino federal, estadual, municipal, escolas filantrópicas ou comunitárias e escolas particulares como bolsista integral; ter cursado toda a 2ª Fase do Ensino Fundamental (antiga 5ª a 8ª série) ou ter cursado do 6º ao 8º ano e estar concluindo o 9º ano em escolas da rede pública de ensino federal, estadual, municipal, escolas filantrópicas ou comunitárias e escolas particulares como bolsista integral; ser participante do Programa de Bolsa Família e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único),de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; ou ser participante de renda familiar mensal (bruta) igual ou inferior a R$ 1.787,77.

Os interessados devem acessar o endereço eletrônico http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos/psct-2015 para se inscrever nos cursos presenciais e http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/Cursos-tecnicos/psct-2015-seguranca-no-trabalho para os cursos da EAD. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 23 de dezembro.

Entre os cursos ofertados estão: Técnico em Meio Ambiente, Técnico de Recursos Pesqueiros, Técnico em Transporte Aquaviário, Técnico em Edificações, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Mineração, Técnico em Petróleo e Gás, Técnico em Equipamentos Biomédicos, Técnico em Mecânica, Técnico em Secretariado, Técnico em Contabilidade, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Instrumento Musical.

Da Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: