header top bar

section content

Radialista que fez história na equipe pioneira da Difusora de Cajazeiras, morre em Campina Grande, aos 77 anos

Na Difusora Rádio Cajazeiras, Valmir Lima se destacou na apresentação do programa Discoteca do Ouvinte, líder de audiência no horário da manhã e à tarde

Por José Dias Neto

04/07/2023 às 17h26 • atualizado em 04/07/2023 às 17h28

Radialista e advogado Valmir Lima de Sousa. Foto: Arquivo Pessoal

Faleceu na madrugada desta terça-feira (04), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Antônio Targino de Campina Grande, o radialista e advogado Valmir Lima de Souza, aos 77 anos. A informação foi confirmada ao Diário do Sertão pelo jornalista Gilson Souto Maior.
Segundo informações de Gilson Souto Maior, amigo próximo da família, Valmir Lima vinha enfrentando sérios problemas de saúde, mas o quadro de agravou neste domingo (02), quando o radialista teve que ser socorrido para o hospital, ficando internado na UTI. O quadro se agravou ainda mais e o radialista não resistiu, vindo a falecer dois dias depois.

Valmir Lima era natural de Juazeiro do Norte, município cearense. Iniciou sua trajetória no rádio, na Difusora Rádio Cajazeiras AM entre os anos 1965 e 1966. A vinda de Valmir à Cajazeiras também influenciou seus irmãos Vilmar Lima e Jucier Lima para a radiofonia. De acordo com Gilson Souto Maior, os três irmãos foram convidados para integrar a equipe pioneira da Difusora e trabalharam com Francelino Soares, Lacy Nogueira, Íracles Pires, Antônio Augusto mais conhecido como Pinguim, Maria José Lima, Pedro Gomes, Pedro Pio, Walter Cartaxo, Lírida Inês, Vilmar Lima, Jucier Lima, Iêdo Ferreira da Silva, entre outros.

Na Difusora, Valmir Lima se destacou na apresentação do programa Discoteca do Ouvinte, líder de audiência no horário da manhã e à tarde.

Radialista e advogado Valmir Lima de Sousa. Foto: Arquivo Pessoal

Ao Diário do Sertão o jornalista e historiador Gilson Souto Maior lamentou o falecimento de Valmir Lima: ‘’Ivan era um excelente noticiarista. Foi uma tristeza muito grande quando soube do falecimento desse grande amigo. Foi um dos primeiros amigos que fiz quando visitei a Difusora, levado por Edegildes Bastos, sempre tive um carinho especial. Ficará sempre em nossa memória’’, disse.

O radialista Iêdo Ferreira da Silva, contemporâneo de Valmir Lima na Difusora também lamentou a morte do radialista, em contato com a reportagem do Diário do Sertão: ”Valmir sempre me tratou bem, sempre teve um carinho especial comigo. Valmir era mais do que um irmão pra mim. A notícia da morte dele me arrasou. Eu senti muito a morte de Valmir”, ponderou.

Radialista e advogado Valmir Lima de Sousa. Foto: Arquivo Pessoal

FORMAÇÃO

Valmir Lima era formado em Letras pela FAFIC (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras). Mesmo atuando no rádio, Valmir foi aprovado em um concurso do Banco do Nordeste e foi obrigado a se mudar para o interior do Pernambuco, ficando fora dos microfones. Anos depois, por influência de Gilson Souto Maior, regressou definitivamente para a Paraíba. Desta vez, para Campina Grande, voltou também aos microfones nas rádios: Borborema, Caturité e Panorâmica FM, sempre nos horários de folga, sob direção de Gilson Souto Maior.

Conciliando o trabalho com os estudos, Valmir decidiu cursar Direito, tendo concluído o bacharelado de ciências jurídicas em Campina Grande. Com o diploma em mãos foi alçado ao cargo de assessor jurídico do Banco do Nordeste em Campina Grande. Há anos, Valmir Lima era aposentado do Banco do Nordeste.

Valmir Lima era casado com a comerciante Maria Auxiliadora Albuquerque Lima de Souza e deixa dois filhos, uma odontóloga e outro administrador de empresas.

Valmir Lima ao lado de Antônio Mariz, que foi prefeito de Sousa, Deputado Federal e Governador da Paraíba. Foto: Arquivo / Gilson Souto Maior

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: