header top bar

section content

Médico faz alerta sobre o aumento do câncer de colo de útero; meninas serão vacinadas

O HPV, transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, é o causador do câncer do colo de útero. Confira o vídeo!

Por

26/04/2014 às 09h30

Ginecologista, Guilherme Carvalho (Foto: DS)

O médico ginecologista sousense, Guilherme Carvalho prestou entrevista ao Diário do Sertão e falou sobre a importância da vacina contra o vírus HPV que é o principal causador do câncer de colo de útero. O governo brasileiro adquiriu a vacinação e a campanha nacional é voltada para meninas com idade entre 11 e 13 anos.

O HPV, transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, é responsável pelo aparecimento de lesões na vagina, no ânus e no colo do útero. Lesões estas que, a longo prazo, dão origem ao câncer em 99% dos casos. A imunização se divide em duas categorias, podendo evitar tanto o câncer quanto verrugas genitais ou simplesmente o câncer de colo de útero.

“O ideal é que essas meninas se previnam tomando a vacina, pois futuramente quando elas forem ter relações sexuais, elas terão chances minúsculas de adquirir a doença”, disse o ginecologista Guilherme Carvalho.

Vacina disponível
Utilizada na prevenção do câncer de colo do útero, a vacina contra o HPV passou a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos, no último dia 10 de março. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos.

Veja o vídeo!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:

Recomendado para você pelo google

VIRALIZOU NA WEB

Vídeo de jovem que se feriu ao pular de sangria de barragem no Sertão vai parar em página de humor

VÍDEO!

Projeto social de Cia de Trânsito de Cajazeiras distribui cestas básicas e ovos de Páscoa para crianças

DESABAFO

VÍDEO: Vereadora ex-aliada do prefeito de Ipaumirim, detona gestão de Geraldão: “O prefeito é ausente”

BOA INICIATIVA!

Prefeito de Monte Horebe anuncia pães e peixes para população carente e antecipação do salário de Abril