VÍDEO: Flávio Tavares ministra palestra em Cajazeiras sobre periferias e futuro das cidades brasileiras
O evento acontece às 19h desta sexta-feira (15) no Auditório Paula Elisabeth, no UNIFS, e marca a abertura oficial do semestre letivo da instituição
O urbanista e gestor público paraibano Flávio Tavares que está em Cajazeiras para ministrar palestra na noite desta sexta-feira (15) no Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), foi entrevistado no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, e aproveitou para falar das novas perspectivas para o futuro urbano da Paraíba, investimentos que o Governo Lula vem realizando nas periferias e a importância de pensar um projeto de país que coloque os territórios populares no centro das decisões.
Durante o bate papo com o apresentador José Dias Neto, Flávio comentou sobre vários assuntos relacionados às conquistas do Governo Federal através do Ministério das Cidades no campo da infraestrutura urbana, falou sobre suas visitas aos municípios e explicou sobre a criação da Secretaria de Periferias, enfatizando sobre a quebra de preconceitos relacionados ao termo.
Nesta sexta-feira (15), ele irá ministrar a palestra “Periferias no Centro: política pública como projeto de país”, a convite do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM). A atividade acontece às 19h, no Auditório Paula Elisabeth, e marca a abertura oficial do semestre letivo da instituição.
Com o subtítulo “O Programa Periferia Viva e a arquitetura de uma nova institucionalidade para os territórios populares no Brasil”, a palestra propõe uma reflexão urgente sobre o papel do Estado, das universidades e dos movimentos sociais na construção de cidades mais justas, humanas e democráticas — especialmente nos interiores do Nordeste e nas regiões de integração entre Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
Atualmente, Flávio é diretor da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, onde coordena o Programa Periferia Viva, uma das principais apostas do Governo Federal para garantir urbanização de favelas, regularização fundiária, melhorias habitacionais e fortalecimento das periferias enquanto protagonistas de políticas públicas.
Na Paraíba, o programa já soma investimentos expressivos em mais de 15 municípios, com destaque para a Região Metropolitana de João Pessoa, e iniciativas inovadoras como a Residência Técnica com a UFPB, que une academia e poder público para levar assessoria habitacional qualificada a comunidades populares.
Natural de João Pessoa, Flávio tem uma trajetória de destaque na política urbana nacional. Foi Secretário de Planejamento do município de Conde (PB), onde implementou políticas reconhecidas nacionalmente em participação popular, planejamento urbano e proteção de comunidades tradicionais. É urbanista pela UFPB, mestre pela UFPE, com intercâmbio na Universidad de Sevilla (Espanha), e atua também como articulador do movimento nacional BrCidades.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário