header top bar

section content

VÍDEO: Após denúncias, vereadores cobram redução da vazão do Açude Serra Vermelha I, em Conceição

Uma comitiva de parlamentares visitou o açude após pescadores e moradores ribeirinhos reclamarem que a vazão estaria muito alta, provocando o esvaziamento acelerado do reservatório

Por Luis Fernando Mifô

21/10/2025 às 16h37 • atualizado em 21/10/2025 às 16h44

Vereadores do município de Conceição, no Vale do Piancó, Sertão da Paraíba, visitaram o Açude Serra Vermelha I após pescadores e moradores ribeirinhos reclamarem que a vazão estaria muito alta, provocando o esvaziamento acelerado do reservatório.

O vereador Ninha do Vidéu (PSB) disse no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, que a comitiva da Câmara constatou desperdício de água no açude.

Segundo ele, havia ficado combinado com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) uma vazão de 80 litros por segundo. Mas os parlamentares teriam constatado que está bem maior. Por isso a Câmara decidiu encaminhar ofício à Aesa solicitando uma visita tácnica ao açude.

“A gente tem que entender que os ribeirinhos ao longo do Rio Piancó também precisam dessa água, para os animais, para o seu sustento, para que haja um consenso entre as duas partes”, disse o vereador Ninha do Vidéu.

Embora a cidade de Conceição seja majoritariamente abastecida pelo Açude Condado, os vereadores alertam que o desperdício de água em Serra Vermelha I ameaça o sustento de muitas famílias que vivem da pesca e coloca em risco os moradores que utilizam dessa água para seu consumo. Eles prometeram cobrar das autoridades competentes a regularização imediata da vazão e mais atenção às necessidades da população ribeirinha.

Vereadores cobram redução da vazão do Açude Serra Vermelha I, em Conceição (Fotos: Reprodução)

De acordo com o Termo de Alocação de Água 2025/2026, firmado em junho desse ano durante reunião na Câmara Municipal de Conceição, a vazão média anual que deve ser utilizada no Sistema Hídrico Condado/Serra Vermelha I, que faz parte da Bacia Hidrofráfica do Rio Piancó-Piranhas, é de 187,50 litros por segundo para abastecimento público (Cagepa) e irrigação. Dessa quantidade, 37,50 deve ser alocada do rio a jusante da barragem Serra Vermelha I. Na reunião também foi sugerida a criação de uma comissão para acompanhar a alocação. O contrato tem vigência até abril de 2026.

Tabela 1 do Termo de Alocação de Água 2025/2026 (Reprodução)

Um trecho do Termo de Alocação de Água 2025/2026 afirma que o reservatório da barragem Serra Vermelha I “irá operar de forma conjunta e complementar ao reservatório da barragem Condado, visando visando suprir as necessidades dos usos outorgados após a confluência dos rios com gradativa liberação da vazão até o valor indicado na Tabela 1 ou até atendimento das demandas ou até o reservatório atingir um volume de 4.737.716,00 m³ (40%)”.

Recomendado pelo Google: