header top bar

section content

VÍDEO: Após incêndios, Prefeitura de Cajazeiras tenta obter posse do prédio da Telemar para reformar e usar

O Município deve utilizar, entre outros documentos, relatórios técnicos e boletins de ocorrências de incêndios e atos de vandalismo registrados pelos Bombeiros e pela Polícia Militar para tentar conseguir a emissão provisória de posse

Por Luis Fernando Mifô

19/11/2025 às 19h03 • atualizado em 19/11/2025 às 19h12

A Prefeitura de Cajazeiras está reunindo a documentação necessária para que o Município tome posse provisoriamente do imóvel onde funcionava a extinta empresa de telefonia Telemar, localizado ao lado da Praça Coronel Emídio Cartaxo, no Centro da cidade, que foi atingido por dois incêndios em um intervalo de apenas sete dias neste mês de novembro. A primeira ocorrência foi registrada na madrugada do dia 06; a segunda, na madrugada do dia 13. Ninguém ficou ferido.

Segundo o Capitão Teodózio, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, a Prefeitura deve utilizar, entre outros documentos, relatórios técnicos e boletins de ocorrências de incêndios e atos de vandalismo registrados pelos Bombeiros e pela Polícia Militar para tentar conseguir a emissão provisória de posse que lhe dá a garantia de poder realizar uma reforma no imóvel e fazer dele a sede de algum órgão público.

O Corpo de Bombeiros já emitiu uma vistoria técnica, mas não entrou com pedido de interdição do imóvel para não atrapalhar os procedimentos burocráticos da posse pela Prefeitura. Além da vistoria, a corporação solicitou uma perícia técnica para constatar as origens dos incêndios.

De acordo com o Capitão Teodózio, desde que as atividades da antiga empresa de telefonia foram extintas, o prédio ficou sem utilização, abandonado e serve de ponto para pessoas em situação de rua. Existe ainda a suspeita de que usuários de drogas entram no local.

Imóvel onde funcionava a extinta Telemar, em Cajazeiras, após mais um incêndio (Foto: TV Diário do Sertão)

“Pelos focos de incêndio que a gente debelou no local, eles não mostraram nenhum dano à estrutura física que leve a perigo de desabamento iminente”, revela Capitão Teodózio.

“Desde o início de outubro a gente vem se reunindo praticamente toda semana para dirimir sobre isso. Diante dessa iniciativa da Prefeitura de Cajazeiras, a gente espera que consiga. Se não conseguir, a gente vai ter que entrar com um termo de interdição e acionar os órgãos competentes para dar um jeito de impedir a entrada de pessoas para estar cometendo esses atos de vandalismo”, complementou o subcomandante.

Imóvel onde funcionava a Telemar após mais um incêndio (Fotos: TV Diário do Sertão)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: