header top bar

section content

Recebe clientes em casa? Veja como transformar o ambiente domiciliar em comercial

Dicas para fazer sua casa ganhar um aspecto confiante e profissional

Por Gear SEO

02/12/2019 às 19h40 • atualizado em 02/12/2019 às 19h49

Muitas pessoas fazem do seu próprio lar o seu escritório profissional, principalmente aqueles que trabalham por conta própria. Como consequência, esse espaço vira o lugar onde os clientes vão se destinar para contratar um serviço, correto?

Mesmo estando no conforto do lar, é mais importante transparecer um clima profissional, pois os clientes precisam sentir segurança no seu negócio para fechar qualquer tipo de acordo.

Caso você esteja nessa situação, deve estar se perguntando: como adaptar o ambiente domiciliar em comercial? Apesar da pergunta parecer complexa, acredite, não é!

Neste artigo daremos dicas práticas para os praticantes do home office, elas são de fácil aplicação, ou seja, não há desculpas para transformar a sua casa em um ambiente de trabalho formal. Vamos lá?

Trabalhar de casa é uma realidade para muitos brasileiros

De acordo com dados revelados pela Robert Half, empresa especializada em recrutamento, o Brasil é o terceiro país no qual a prática do home office mais cresce. No ranking, ele perde apenas para China e Singapura.

Na coleta de dados, 47% dos entrevistados, que possuem algum tipo de ocupação, já realizaram trabalhos em casa esporadicamente ou em fulltime.

Essa prática está sendo adotada no nosso país, principalmente pelo grande aumento das startups, que permitem um regime mais flexível, e pelo trabalho autônomo, outra grande realidade dos trabalhadores brasileiros.

Consequentemente, esses profissionais decidem onde e quando trabalhar, desfrutando da liberdade para fechar sua própria agenda.

Dicas para adaptar o ambiente domiciliar em comercial

Chegamos no ponto alto deste artigo! Abaixo, listamos dicas essenciais para você transformar qualquer cômodo da sua casa em um ambiente de trabalho, dando aquele clima profissional tão desejado. Sem mais enrolações, confira:

Tenha uma decoração mais sofisticada

Já que a intenção é demonstrar um ambiente mais profissional, nada melhor do que apostar em uma decoração sofisticada. Isso inclui despojar dos móveis de maneira estratégica, revelando que naquele espaço há um trabalho sério.

Aposte em cores mais leves

Em qualquer ambiente profissional, principalmente em escritórios, ter cores “gritantes” não é o recomendado. Por isso, aposte em cores mais leves e que transmitem seriedade e leveza.

Seguindo a psicologia das cores, as mais recomendadas para esse tipo de espaço são: branco, azul, cinza e roxo.

Capriche na iluminação

Ter uma iluminação ideal é imprescindível para o seu escritório em casa, mesmo que ele funcione apenas durante o dia. Aposte em luminárias e abajures que deixarão o ambiente mais calmo. Isso será benéfico também para você, pois se concentrará melhor.

Exiba certificados e documentos oficiais

Caso sua empresa tenha certificados de honra ou quaisquer outros documentos oficiais que comprovem a legitimidade do trabalho, não deixe de os exibir nesse espaço. Quando o cliente chegar, saberá que não está lidando com amadorismo.

Não esqueça de destacar a marca da sua empresa

Quando falamos em destacar a marca da sua empresa, não estamos citando apenas a logomarca, mas sim para você mostrar a identidade do negócio. Tenha em mente qual o propósito do trabalho realizado e deixe isso claro visualmente.

Por exemplo, se você lida com tecnologia, vale a pena espalhar quadros decorativos que remetam ao assunto.

Separe o profissional do pessoal

Esse é um dos maiores problemas de quem trabalha de casa. Como estamos no conforto do nosso lar, podemos nos distrair facilmente e deixar o trabalho para depois.

Com algum imprevisto acontecendo, você pode se desviar do assunto profissional, ao estar tratando com algum cliente. Alguns exemplos: deixar a panela no fogo, cuidar das crianças, o cachorro que estragou algo, entre outros.

Por isso, quando estiver trabalhando, foque 100% nessa atividade, separando sempre o pessoal do profissional.

Temos certeza de que com essas dicas, o seu lar será transformado tranquilamente em um belo espaço comercial.

Recomendado pelo Google: