header top bar

section content

VÍDEO: Professor dá dicas para empresas venderem serviços e produtos na internet enquanto estão fechadas

João Paulo Oliveira mostra como as empresas devem utilizar a internet com mais eficiência comercial durante a epidemia do novo coronavírus

Por Jocivan Pinheiro

31/03/2020 às 16h29 • atualizado em 31/03/2020 às 16h37

Com o fechamento de grande parte do comércio por causa da epidemia do novo coronavírus, surge a possibilidade das empresas reavaliarem suas presenças na internet e montarem estratégias para não parar a venda de seus produtos e serviços.

O professor da área de Ciências da Computação, João Paulo Oliveira, deu dicas para que as pequenas e médias empresas passem a utilizar a internet com mais eficiência comercial e, assim, não deixem de vender seus produtos e serviços mesmo depois de fecharem as portas físicas.

Segundo João Paulo, no Brasil ainda é muito pouco o número de empresas de pequeno porte que interagem comercialmente com seus clientes usando sites e redes sociais.

João Paulo ressalta que este é o momento de transformar a crise em oportunidade de negócio online. Ele dá as seguintes dicas para começar.

  • Primeiro avaliar o alcance (presença nas redes sociais e site) e o desempenho (nível de interação) da empresa na internet. Caso a empresa ainda não tenha site, é necessário colocar um no ar.
  • Planejar com os funcionários (através de vídeo conferência ou chats) alternativas e estratégias para vender online (tornar os funcionários influenciadores é uma opção).
  • Conhecer as características da seu público-alvo na internet (interação dele nas redes sociais).
  • Se comunicar com o público através de listas de discussões no Whatsapp e outras ferramentas.
  • Compartilhar com o público os bastidores do seu negócio.

VEJA TAMBÉM: Para especialista, comércio da região de Cajazeiras não suporta mais ficar fechado

João Paulo também diz que é possível vender serviços e produtos no domicílio do cliente, desde que se tome os cuidados necessários para obedecer as orientações de prevenção ao Covid-19.

“Se organizem, não fechem seu negócio, apenas baixem a porta. A crise vai passar. Então, esse é o momento da gente repensar os processos, repensar novas estratégias, criar novas ferramentas, novos canais de relacionamento com nosso cliente. Ao invés de reduzir os funcionários, convoque eles, converse, pense na melhor estratégia para melhorar o processo”, reforça o professor.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: