VÍDEO: Pombal celebra a poesia popular na 4ª Feira de Cordel Integrada Leandro Gomes de Barros
O evento homenageia o poeta pombalense, considerado o pai da literatura de cordel no Brasil, e promete reunir poetas, artistas, artesãos e o público em geral em uma verdadeira festa da tradição popular
De 8 a 11 de outubro de 2025, a cidade de Pombal-PB se transformará em um grande palco da cultura nordestina com a realização da 4ª Feira de Cordel Integrada Leandro Gomes de Barros. Nesta sexta-feira (03) o programa Olho Vivo recebeu Ione Severo, coordenadora do projeto, que falou sobre a programação do evento.
O evento homenageia o poeta pombalense, considerado o pai da literatura de cordel no Brasil, e promete reunir poetas, artistas, artesãos e o público em geral em uma verdadeira festa da tradição popular.
A feira faz parte do projeto da Cordelteca Leandro Gomes de Barros, onde Ione Severo coordena. Ela contou um pouco de como surgiu o projeto.
LEIA TAMBÉM:
“A gente vem ao longo desses anos fazendo para homenagear o poeta que é considerado o pai do cordel, Leandro Gomes de Barros. Ele é pombalense, nasceu no sítio Melancia e é nossa referência no cordel pra todo o Brasil, do nosso cordel nordestino que já está além da nossa região, está em todo o Brasil, já é pesquisado no mundo inteiro”, disse.
O homenageado desta edição é Francisco Pedrosa Galvão, conhecido como Chico Pedrosa, que sempre está presente nas feiras.
“Esse ano nós vamos, nós temos um poeta homenageado que é Chico Pedroso, o mestre Chico Pedrosa que já nos ensinou tanto sobre a cultura popular, poesia popular, sobre o cordel”, disse Ione.
A programação da Feira, totalmente gratuita, contará com lançamentos de livros e folhetos, oficinas de cordel e xilogravura, minicursos, mesas-redondas, palestras, contação de histórias, além de encontros de repentistas e violeiros. As atividades também se estenderão às comunidades quilombolas da região, levando arte e conhecimento a diferentes públicos.
Mais do que celebrar a obra de Leandro Gomes de Barros, autor de cerca de 240 cordéis e referência maior da poesia popular brasileira, a feira busca fortalecer a identidade cultural do Nordeste, valorizando seus saberes e ampliando o acesso à literatura de cordel.
Integrada à tradicional Festa do Rosário, que há mais de dois séculos movimenta a cidade e atrai milhares de visitantes, a feira também impulsionará a economia da cultura, criando espaço para a comercialização de cordéis e produtos artesanais na Praça do Centenário e na feira livre da cidade.

Pombal celebra a poesia popular na 4ª Feira de Cordel Integrada Leandro Gomes de Barros (Foto: Divulgação)
A curadoria do evento está a cargo da professora e produtora cultural Ione Severo, pesquisadora da obra de Leandro Gomes de Barros, coordenadora da Cordelteca Leandro Gomes de Barros e presidente da Academia de Letras de Pombal. Mestre em Letras pela UFPB e autora de livros e folhetos de cordel, Ione atua há mais de 30 anos como educadora e desenvolve projetos de valorização da literatura popular e da memória cultural nordestina.
A produção executiva e assessoria de impressa é de Rafael Formiga. O projeto esse ano foi contemplado na PNAB (Política Nacional ALdir Blanc), através da Secretadia de Cultura do Estado e tem o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa (CCBNB).
Durante quatro dias, Pombal será o ponto de encontro de quem deseja mergulhar nas raízes da cultura nordestina, celebrando a poesia, a música e a força da tradição popular.
Para mais informações: @feiradecordel @cordeltecaleandrogomesdebarros.
Confira a programação compelta:
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.



Deixe seu comentário