header top bar

section content

VÍDEO: Triunfo cria Coral Municipal, homenageia bispo da Diocese de Cajazeiras e prova valorização da cultura

O ex-prefeito Damísio Mangueira agradeceu ao prefeito Espedito Filho a homenagem ao seu pai e disse que além de integrar como participante, também colaborar com o a coordenação e fomento do coral

Por José Dias Neto

08/10/2025 às 16h44 • atualizado em 08/10/2025 às 16h45

Na última sexta-feira (3), durante a visita do bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, à cidade de Triunfo, no Vale do Rio do Peixe, o primeiro Coral Municipal de música se apresentou na paróquia do Menino Deus, sendo xemplo à Paraíba de valorização da cultura local a religiosidade.

O Coral, criado por Lei Municipal nº 931/2025, de 16 de setembro de 2025, tem a denominação de CORAL MUNICIPAL DEUSDEDIT JARDILINO DA SILVA, uma homenagem ao pai do ex-prefeito Damísio Mangueira. Deusdedit, que foi secretário municipal, sempre foi um entusiasta pela formação de um coral de vozes na cidade, tendo integrado a primeira formação de um coral de vozes da terceira idade, em 2005, mas que infelizmente não contou com o engajamento da maioria dos integrantes à época. Além de ter tido um talento extraordinário para canto.

O maestro do coral é José Renato da Nóbrega.

Ao Diário do Sertão, Damísio Mangueira agradeceu ao prefeito Espedito Filho a homenagem ao seu pai e disse que além de integrar como participante, também colaborar com o a coordenação e fomento do coral. “A música tem o poder de unir pessoas, emocionar e preservar tradições. E é exatamente isso que um coral de vozes representa para a cultura de um município: um espaço de convivência, aprendizado e valorização da identidade local”, destacou.

Triunfo cria Coral Municipal. Foto: Divulgação

Já o prefeito Espedito Filho disse que “além de seu valor artístico, o coral cumpre um papel essencial na formação cultural da população. As apresentações resgatam canções folclóricas, regionais e populares, preservando a memória musical e transmitindo tradições às novas gerações. O canto coral também estimula o interesse pela música, oferecendo oportunidades de aprendizado acessível e gratuito”.

Por outo viés, para muitos integrantes, o coral é um espaço de acolhimento, amizade e superação. O coral municipal contribui para fortalecer a imagem cultural da cidade e enriquecer o calendário de eventos locais. ‘’Mais do que um grupo artístico, o coral é um símbolo vivo da união e da criatividade do povo — uma verdadeira herança cultural que dá voz à comunidade. Certamente, esse será o papel do Coral Municipal Deusdedit Jardilino da Silva, em Triunfo’’, disse o prefeito Espedito.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: