header top bar

section content

VÍDEO: Procon de Cajazeiras alerta consumidores para ‘golpe do cartão por aproximação’ e dá dicas de segurança

O Procon de Cajazeiras alerta os foliões para se proteger desse golpe que está em alta e que pode acabar com a sua alegria no carnaval

Por José Dias Neto

16/02/2023 às 09h58

Cartão por aproximação. Foto: Reprodução da internet

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor – Procon de Cajazeiras alerta os foliões para um golpe que está sendo utilizado pela criminalidade, principalmente neste período do carnaval, que é o golpe que envolve o pagamento por aproximação com cartões de crédito. O objetivo do golpe é conseguir transações com pagamento por aproximação sem que que o usuária tome conhecimento.

O chefe do Procon de Cajazeiras, Armando Viana alerta os foliões para que não sejam vítimas dos criminosos no ‘bloquinho do golpe do cartão.

”Nos próximos dias iremos vivenciar o carnaval e já vemos a alegria nas ruas com a festa, com recorde de público em todos o país. Quero fazer um alerta sobre um golpe que está sendo registrado que é o golpe do cartão por aproximação. Veja seu cartão e procure saber se seu cartão está habilitado para aproximação porque criminosos estão se aproveitando disso para furtar. Esse tipo de golpe está crescendo no nosso país. Não facilite, não chame a atenção com seus pertences porque é através desse tipo de cliente que os marginais visualizam as vítimas para terem êxito nos seus golpes”, disse.

PROCON de Cajazeiras. Foto: Divulgação

O golpe funciona da seguinte forma: o meliante programa determinada cobrança numa maquininha e se espreme na multidão, até encostar em alguém que está com um cartão por aproximação de fácil acesso. Ele passa a maquininha pertinho e automaticamente, o furto é consumado.

ALERTA DO PROCON DE CAJAZEIRAS:

COMO FUNCIONA O CARTÃO POR APROXIMAÇÃO?

O pagamento por aproximação é seguro, e funciona da seguinte maneira: a maquininha, por exemplo, envia um sinal para o cartão, ativando o chip, que, por sua vez, reenvia um número de identificação e informações da transação.

Essas informações são únicas e não reutilizáveis, então mesmo se um criminoso conseguir acessá-las, não conseguirá roubar dinheiro. Também não é possível acessar o chip para adulterar a geração de dados.

O terminal envia as informações da transação para a rede de processamento do emissor do cartão para autorização.

Se a transação for aprovada, o terminal envia uma mensagem de confirmação ao titular do cartão e o pagamento é processado.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: