VÍDEO: Câmara de Cajazeiras fará audiência pública com governo e autoridades para debater águas de Boqueirão
Na audiência requerida pelo vereador Alysson Voz e Violão, aguarda-se a presença do secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, e de representantes do DNOCS, Aesa e ANA
Através de requerimento do vereador Alysson Américo (Alysson Voz e Violão – PSB), a Câmara Municipal de Cajazeiras vai realizar uma audiência pública no próximo dia 23, às 9h, para debater o controle da distribuição da água do açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas).
O manancial fica localizado no Distrito de Boqueirão, em Cajazeiras, mas também abastece outros municípios do Sertão paraibano e do Rio Grandes do Norte por meio de ramais da transposição do Rio São Francisco. Recentemente, moradores de cidades paraibanas se queixaram da quantidade de água que estaria sendo liberada para municípios potiguares.
Após a repercussão das reclamações, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) divulgou um vídeo classificando as postagens como fake news. De acordo com o órgão, a água que segue para o RN passa por Engenheiro Avidos, mas a quantidade liberada é a mesma que entra no reservatório. Atualmente, a vazão é de 8 m³/s, o que significa que a transposição não está retirando mais água do que coloca.
LEIA TAMBÉM:
- Wilson Santiago reforça luta pela segurança hídrica do Sertão e futuro da Barragem de Engenheiros Ávidos
- VÍDEO: Em Brasília, Chico Mendes e Bal cobram uso e liberação responsáveis da água de Boqueirão de Piranhas
- VÍDEO: Governo Federal diz é fake news boatos de redução de água no açude de Boqueirão, em Cajazeiras
Na audiência pública requerida pelo vereador Alysson Voz e Violão, aguarda-se a presença do secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga e de representantes do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba) e da ANA (Agência Nacional das Águas).
A participação do Governo do Estado, por meio do secretário Deusdete Queiroga, foi articulada pelos deputados estaduais Chico Mendes (PSB) e Júnior Araújo (PP). “Bacana quando é uma discussão respeitosa e que está todo mundo envolvido em um só problema para que tire a resolução”, salientou o vereador Alysson Voz e Violão.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário