header top bar

section content

Número de alunos matriculados na rede pública de Cajazeiras cresce, mas analista aponta falta de confiança das famílias; Ideb está entre os piores

O desafio do atual Prefeito José Aldemir (PP) e da secretária de educação Thereza Cristina é melhorar significativamente Ideb, até porque o atual gestor fez duras críticas.

Por Diário do Sertão

08/05/2017 às 15h07 • atualizado em 08/05/2017 às 15h10

Famílias preferem o ensino privado (Foto: Ilustrativa)

Após vários anos de quedas sucessivas nas matrículas na rede Municipal, o número de alunos matriculados cresceu um pouco este ano, segundo o setor de estatística da Secretaria de Educação do município. Este ano foram matriculados 5.645 alunos sendo 3.715 na zona urbana e 1.930 na zona rural.

+ Santa Helena, Bernardino Batista, Pombal e Sousa comemoram metas alcançadas no IDEB; Cajazeiras fica fora da meta do 8º e 9º ano

Ano passado foram matriculados 5.485 alunos nas escolas municipais, um aumento portanto de 160 aluno. Na EJA (Educação de Jovens e Adultos), programa destinado a quem não concluiu o Ensino Fundamental e Médio no tempo certo foram matriculados 134 alunos em três escolas da zona rural e 385 alunos nas 5 escolas onde funcionam o programa na zona urbana, totalizando 519 alunos matriculados na EJA.

Já em relação ao estado, segundo a superintendente Andrea Braga este ano foram matriculados 5.564 alunos do Município de Cajazeiras nas escolas da rede estadual de ensino, juntando o número de alunos matriculados nas duas redes (estadual e municipal) estão frequentando as escolas públicas de Cajazeiras 11.209 alunos.

Em um passado não muito distante a rede Municipal de Ensino chegou a matricular quase 10 mil alunos, portanto uma queda acentuada para os analistas, e isso deve estar acontecendo em função de vários fatores, como: falta de confiança das famílias nas escolas públicas, que preferem matricular os filhos em escolas particulares preocupados principalmente em prepará-los para o Enem, a evasão escolar, tendo em vista que muitos jovens abandonam os estudos para trabalhar, inclusive no corte de cana e na venda de confecções e outros estados e as greves e paralisações que ocorriam com frequência.

Para se ter uma ideia, o município de Cajazeiras tem sido uma grande decepção na avaliação do Ideb ficando na 13ª posição entre os 15 municípios da região. Uma situação incômoda para o município que é um polo educacional e tido como a “Terra da Cultura”. Muitos não conseguem entender essa situação da escola pública tendo em vista que é oferecido material escolar, livros, transporte, merenda e professores qualificados.

O desafio do atual Prefeito José Aldemir (PP) e da secretária de educação Thereza Cristina é melhorar significativamente Ideb, até porque o atual gestor fez duras críticas a essa situação vivenciada pelo município.

Do Gazeta do Alto Piranhas

Recomendado pelo Google: