header top bar

section content

VÍDEO: Tradicional colégio de Cajazeiras completa 67 anos com extensa programação especial. Confira!

Para celebrar, a diretoria e os alunos organizaram uma programação que se estende por toda a semana

Por Jocivan Pinheiro

05/12/2018 às 14h33 • atualizado em 05/12/2018 às 14h42

No dia 02 de dezembro de 2018, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, mais conhecida como Colégio Comercial, em Cajazeiras, marcou 67 anos de fundação. Para celebrar a data, a diretoria e os alunos organizaram uma programação que se estende por toda essa semana.

Nos dias 01 e 02, aconteceu um congresso de educação inclusiva com pessoas surdas. No dia 03, uma missa em ação de graças dedicada à escola. Neste dia 05, no período da manhã, realizou-se um desfile pelas ruas do Centro mostrando o resultado de várias atividades educativas especiais que a escola promoveu em 2018. Já para a noite, está marcado um Auto de Natal seguido de caminhada pelas ruas. O evento será acompanho pela Banda de Música Santa Cecília e o Reisado de Poço de José de Moura. A expectativa é de que o bispo Dom Francisco de Sales esteja presente.

A programação continua com uma festa social para homenagear ex-professores, ex-diretores, ex-funcionários e formandos no dia 6. Por fim, no dia 13 será realizada a cerimônia de formatura de 264 alunos concluintes do ensino médio. No programa Balanço Diário, a diretora Francisca Campos, o aluno Neném Lins e o ex-aluno Frank Formiga dão mais detalhes da programação.

VEJA TAMBÉM:

Da teoria à prática, Mostra de Ciências expande conhecimento de alunos do Colégio Comercial

Fachada do Colégio Comercial atualmente

História

No dia 02 de dezembro de 1951 foi fundada a Escola Técnica de Comércio de Cajazeiras (daí por que o ‘apelido’ até hoje de Colégio Comercial), que mais tarde seria renomeada para Escola de Ensino Médio Monsenhor Constantino Vieira.

A escola surge com o objetivo de preparar jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ela passa a integrar o sistema municipal de ensino com o curso Técnico em Contabilidade, atendendo à política de implantação dos cursos profissionalizantes do sistema de ensino brasileiro.

Em 1991, com a reforma do ensino profissionalizante no país, o Comercial passa a pertencer ao quadro da rede estadual de ensino da Paraíba, agora com o nome de Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira.

Até a metade dos anos 90, a escola funcionava com duas modalidades: o ensino fundamental e o profissionalizante, sendo que depois passou a funcionar paralelamente o ensino médio e não profissionalizante, uma vez que, conforme portaria do MEC, o ensino profissionalizante ficaria a cargo das escolas técnicas federais.

Porém, atualmente com 1.281 alunos frequentando regularmente, o Comercial está inserido no novo ensino médio do Brasil, que visa oferecer cursos profissionalizantes aos alunos juntamente aos estudos regulares. Para isso, ele faz parte do programa MédioTec do Governo do Estado.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações históricas da professora Maria do Carmo

Recomendado pelo Google: