header top bar

section content

Jeová Campos defende união dos deputados estaduais e federais da Paraíba em torno da criação do IF Sertão

O deputado cajazeirense sugere aos parlamentares da bancada estadual e federal da Paraíba abracem a causa da criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba (IFSPB), por meio do desmembramento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Por José Dias Neto

17/01/2023 às 15h59

IFPB de Cajazeiras. Foto: Divulgação

O  no país ganha fôlego e incentivo na atual conjuntura política nacional, pois, sabe-se que durante os governos do presidente Lula a pauta da Educação, inclusive da expansão de Campus universitários e implantação de novos institutos, sempre foi prioridade. Na esteira desta perspectiva,

O deputado estadual Jeová Campos (PT), que encerra seu mandato legislativo neste mês na Assembleia Legislativa da Paraíba, sugere aos parlamentares da bancada estadual e federal da Paraíba abracem a causa da criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba (IFSPB), por meio do desmembramento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Jeová destaca a possibilidade de processo de reordenamento da Rede Federal de Institutos Federais no governo Lula.

“É importante defender junto ao Ministério da Educação a criação do Instituto Federal do Sertão da Paraíba (IFSPB). O projeto de criação do IFSPB está parado desde 2019 e agora é um bom momento de retomar essa reivindicação”, afirma o parlamentar. Segundo o deputado, essa ação que pleiteia o IFSPB foi pioneira no país, inclusive, defendida originalmente pelo ex-deputado federal Wilson Santiago Filho, com o PL N° 4389/2016, cujo projeto foi retomado pelo seu pai, deputado federal Wilson Santiago, com o PL Nº 3057/2019.

IFPB de Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

Jeová Campos reitera que essa é uma solicitação de professores de Cajazeiras e dele próprio, que defende esse pleito desde o segundo mandato. O parlamentar, que ainda em 2021 esteve em Brasília com o professor Francisco Daladier Marques Júnior, do IFPB Campus Cajazeiras, que é quem lidera o movimento de professores e funcionários do IFPB pelo desmembramento do Instituto e criação do o IF Sertão (IFSPB), destaca que essa é uma boa hora de retomar essa discussão.

“Estou sugerindo a retomada desse tema porque a criação do IFSPB além de justa, porque foi a primeira proposta do país de desmembramento, ela também atende a uma proposta de redução de diferenças socioeconômicas no estado”, afirma Jeová, que já participou do processo de desmembramento da Universidade Federal da Paraíba – UFPB para criação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, que se tornou uma das mais conceituadas instituições do país no desenvolvimento de tecnologia, tendo em 2019 o primeiro laboratório de tecnologia 5G do Nordeste.

“Pelo nosso sertão, pelo nosso povo, pela cidade que ensinou a Paraíba a ler, pela Paraíba e, sobretudo, pela Educação que transforma vidas e realidades, defendo também a criação do Instituto Federal do Sertão da Paraíba”, assegura o deputado.

IFPB, Campus Cajazeiras. Foto: Divulgação

LUTA PELO DESMEMBRAMENTO

Há anos, autoridades políticas e civis de Cajazeiras lutam pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba (IFSPB), que pode ocorrer em razão do desmembramento com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em medida que deverá ser adotada pelo Ministério da Educação do governo federal para que seja concretizado.

Com o desmembramento, Cajazeiras largaria na frente de Sousa e Patos para abrigar a reitoria do que seria o IFSPB.

DIÁRIO DO SERTÃO

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: