header top bar

section content

VÍDEO: Secretário diz que está providenciando instalação de subestação para climatizar ECIT Cristiano Cartaxo

O secretário de Estado da Educação, Antônio Roberto de Araújo Souza, também falou ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, sobre as providências para resolver outros problemas estruturais das escolas de Cajazeiras

Por Luis Fernando Mifô

18/03/2024 às 17h23 • atualizado em 18/03/2024 às 17h38

O entrevistado desta segunda-feira (18) no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, foi o secretário de Estado da Educação, Antônio Roberto de Araújo Souza, com o qual estudantes tiveram a oportunidade de fazer reivindicações e questionamentos acerca das ações da pasta.

Na primeira participação da audiência, a aluna Yasmin Alves, do 2º Ano do Médio-Técnico de Contabilidade da Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo, em Cajazeiras, cobrou diversas providências para a estrutura e o funcionamento da unidade de ensino. O problema mais antigo é a falta de climatização por sistema de ar-condicionado.

Segundo Yasmin, a climatização é uma promessa do Governo do Estado que já dura 11 anos. Durante esse tempo, existe um transformador parado em um corredor da unidade, sem funcionamento.

A aluna lembrou que em 2023, durante uma assembleia que aconteceu em Cajazeiras, o deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia, entrou em contato com o secretário de Educação Roberto Souza para repassar essa demanda. Naquela ocasião, segundo conta a estudante, o secretário teria dito que durante as férias de dezembro, os aparelhos de ar-condicionado seriam instalados. Mas isso não ocorreu.

ECIT Cristiano Cartaxo, em Cajazeiras (Foto: Fernanda Layse/Dário do Sertão)

Na sua resposta no programa Olho Vivo, Roberto Souza explicou que quando recebeu a demanda em 2023, ele foi informado que havia uma subestação de energia na ECIT Cristiano Cartaxo. No entanto, quando sua equipe retornou à escola para averiguar, constatou que a subestação ainda precisava ser inslatada e testada com carga suficiente para suportar aparelhos de ar-condicionado, serviço esse que precisa ser executado por uma empresa através de licitação, o que leva tempo.

Segundo Roberto Souza, outras escolas receberam climatização por ar-condicionado naquela época porque tinham subestação instalada. Mas, no caso da ECIT Cristiano Cartaxo, a Secretaria de Estado da Educação teve que providenciar ventiladores provisoriamente.

O secretário acredita que até a próxima quinta-feira (21), a licitação será homologada e a empresa vencedora deverá começar o serviço de instalação da subestação na semana seguinte. Vencida essa etapa, os aparelhos serão instalados.

“Esse é um serviço de instalação de subestação que pode decorrer ainda cerca de trinta dias até a conclusão. Não existe mágica, não existe outra maneira de resolver esse problema senão assumindo que é assim que as coisas funcionam. Demora para contratar e demora para executar o serviço porque é complexo para resolver. Estando resolvido o problema da subestação, imediatamente os aparelhos de ar-condicionado vão chegar na escola. Eu só posso encaminhar para a climatização quando a subestação estiver instalada e ligada pela Energisa”, disse Roberto.

“Só dizer para vocês que estou ciente desse problema, estamos trabalhando para resolver, mas nós não podemos trabalhar cometendo ilegalidade. Estamos fazendo, mas cumprindo com todos os processos legais para garantir o direito à aprendizagem de vocês, mas sem deixar problema para o secretário de educação”, acrescentou.

ECIT Cristiano Cartaxo, em Cajazeiras (Foto: Fernanda Layse/Dário do Sertão)

Respostas para outros problemas

A estudante Yasmin Alves também citou outros problemas estruturais na ECIT Cristiano Cartaxo, como pedaços do forro desabando, pias e chuveiros insuficientes para a quantidade de alunos, falta de energia elétrica recorrente e demora para contratar professor(a) de Energias Renováveis.

A respeito dos problemas na estrutura física, o secretário respondeu que está acionando uma empresa de manutenção para ir à escola em breve, mas não estipulou quando isso acontecerá.

Sobre o(a) professor(a) para a disciplica Energias Renováveis, Roberto Souza falou que uma pessoa já foi selecionada e está em processo de contratação.

Outra reclamação dos estudantes de Cajazeiras era a falta de transporte escolar para algumas localidades. Mas o secretário assegurou que 100% das rotas voltaram a funcionar nesta segunda.


ENTREVISTA COMPLETA

Na entrevista completa, Roberto Souza falou ainda sobre o andamento do ano letivo 2024; mudanças nas gerâncias regionais de ensino; resoluções para problemas em escola de Poço de José de Moura; também no Colégio Dom Moisés Coelho, em Cajazeiras; possibilidade de tempo integral em todas as escolas estaduais e municipalização do ensino.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: