header top bar

section content

Comissão da UFCG de Cajazeiras volta atrás e decide contar votos; Direção tem novo nome

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras poderá ter nova direção.

Por

06/02/2014 às 19h03

UFCG de Cajazeiras tem novo diretor. Veja

Após a decisão da comissão eleitoral da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras em anular dois votos pendentes para a eleição da nova direção nessa quarta-feira (05), o atual diretor, Cezário Almeida exigiu que os referidos votos fossem computados.

O fato é que havia uma decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife, mandando computar os votos impugnados pela comissão, não havendo a apuração estaria descumprindo uma ordem judicial.

Cezário, que presidente do CONSAD e autoridade para quem foi endereçada a determinação judicial fez uma orientação por escrito, ao presidente da comissão eleitoral, o professor Wellington Bezerra, dizendo que a determinação judicial era clara com relação à apuração dos votos e que da sentença não cabia questionamento ou interpretação, como fora feito pela mesa apuradora.

Na tarde desta quinta-feira (06), a comissão votou a se reunir com as duas chapas concorrentes, e após a apuração dos votos, houve uma mudança no resultado do pleito realizado em novembro do ano passado, elegendo agora o professor Antonio Fernandes como o novo diretor do Campus.

Antonio obteve 50,16% dos votos contra 49,84% de Lígia Calado. A comissão não declarou o novo diretor eleito, deixando a decisão para a justiça, que deve declarar a qualquer momento a vitória do professor.

Entenda    
Mesmo após decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife, mandando computar dois votos impugnados pela comissão eleitoral da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras, a situação ainda permanece sem definição.

A comissão e as chapas que disputaram a direção do Campus se reuniram nesta quarta-feira (05), para cumprir a decisão federal, mas os votos pendentes não foram apurados e sim computados como nulos, por decisão da mesa.

Segundo o advogado do professor Antonio Fernandes, Helejunior Bento, não houve cumprimento da decisão judicial, e serão tomadas medidas para o caso.

“A mesa agiu mais uma vez de forma arbitrária, não abrindo os envelopes e não computando os votos” Declarou o operador do direito.

 O advogado explicou que os votos continuam lacrados, mas foram considerados nulos pela comissão. “Vamos tomar as medidas judiciais, pois além de irregular, ilegal é imoral”

Veja a decisão
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife divulgou nesta sexta-feira (24), uma decisão que pode mudar a direção do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cajazeiras.

A professora Lígia Calado havia sido eleita diretora na última eleição do Centro de Formação de Professores, mas o resultado foi contestado judicialmente.

A decisão foi resultado de Agravo de Instrumento movido pelo opositor de Lígia, o professor Antônio Fernandes, em requerimento a apuração de votos pendentes existentes da eleição para escolha de diretor do CFP.

O advogado do professor Antonio Fernandes, Helejunior Bento, contestou a eleição alegando que ocorreu um ato arbitrário por parte da Comissão Eleitoral ao não proceder a apuração dos votos da Professora Elvira Teixeira e do servidor administrativo Marcelo José Pinheiro, o que, em decorrência da pequena margem de diferença existente no resultado das eleições passadas, pode alterar o resultado e empossar Antonio Fernandes como novo diretor.

Segundo o advogado, a comissão eleitoral deve proceder a imediata computação dos votos que se encontram em aberto, para que após venha a ser apurado o efetivo resultado das eleições e a conclamação dos eleitos, visto que até os votos apurados o resultado soma uma diferença entre os candidatos de menos de 1 %, tendo a chapa encabeçada pela Professora Lígia Calado 50,27% dos votos e a chapa dirigida pelo Professor Antônio Fernandes com um percentual de 49,73%;

“Se estes votos forem declarados para o professor Antonio Fernandes, o resultado das eleições terá uma reviravolta e ele será declarado o novo diretor do Centro” Declarou Helejunior

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: