header top bar

section content

VÍDEO: Estudantes de Direito explicam direitos e limites sobre perturbação do sossego

Partindo da pergunta: “até onde vai o direito de festejar e onde começa o direito ao sossego?”, as discentes da UFCG - Campus Sousa, esclareceram o equilíbrio necessário entre o direito ao lazer e o respeito à tranquilidade alheia

Por Luiz Adriano

23/07/2025 às 19h19

Na edição da última segunda-feira (21), o programa “O Direito ao Alcance de Todos”, exibido na TV Diário do Sertão, discorreu sobre o conceito jurídico de perturbação do sossego, abordando seus aspectos legais nas esferas penal, civil e administrativa.

Partindo da pergunta: “até onde vai o direito de festejar e onde começa o direito ao sossego?”, as estudantes de Direito da UFCG – Campus Sousa, Bianca Maria Lira Andriola, Maria Daniela Duarte de Souza e Maria Clara de Figueredo, esclareceram o equilíbrio necessário entre o direito ao lazer e o respeito à tranquilidade alheia.

Segundo elas, a perturbação do sossego não se limita a festas noturnas, podendo ocorrer em qualquer horário, inclusive, durante o dia, desde que ultrapasse limites legais de ruído. As alunas e apresentadoras reforçaram a explicação dando exemplos do cotidiano como: som alto, gritaria, barulho de animais e obras. As estudantes explicaram a diferença entre um ruído comum até o ponto de ser uma contravenção penal.

Elas também deram detalhes em relação às consequências jurídicas da perturbação, como as penalidades previstas na Lei de Contravenções Penais (art. 42), as hipóteses de responsabilização civil com direito à indenização por danos, e as medidas administrativas como aplicação de multas e sanções municipais.

As apresentadoras deram destaque a importância do bom senso, do diálogo e do uso dos meios legais, incentivando a população a buscar apoio jurídico gratuito através do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Programa Direito ao Alcance de Todos na TV Diário do Sertão – Foto: TV Diário do Sertão

A proposta do programa é orientar o público a buscar soluções para problemas cotidianos considerados de menor complexidade, de forma rápida, sem burocracia e gratuitamente.

“O Direito ao Alcance de Todos” é um projeto de extensão da UFCG – Campus Sousa, que busca democratizar o conhecimento jurídico para a população. O programa vai ao ar todas as segundas-feiras, das 17h às 18h, pelo canal da TV Diário do Sertão no YouTube, com apresentação dos alunos de Direito.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: