header top bar

section content

VÍDEO: Prefeitura de Cajazeiras realiza manutenção de ônibus para voltar a transportar alunos do IFPB/Sousa

Secretário de Comunicação explica a situação da falta de ônibus para transportar alunos do curso de Medicina Veterinária do IFPB - Campus de São Gonçalo e as providências tomadas pela prefeitura

Por Luis Fernando Mifô

30/07/2025 às 18h56 • atualizado em 30/07/2025 às 19h39

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Cajazeiras, Eutim Rodrigues, participou do programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, nesta quarta-feira (30), para explicar a situação da falta de ônibus escolar para transportar alunos do curso de Medicina Veterinária do IFPB – Campus de São Gonçalo, no município de Sousa.

Há mais de três meses, os estudantes que moram em Cajazeiras estão sem o único transporte público municipal que os conduz ao campus diariamente. Muitos já trancaram o curso ou algumas disciplinas por não terem condições de arcar com as despesas. Outros apelam para caronas, se submetendo a riscos.

Os alunos Pedro Vitor e Ana Beatriz explicam que a prefeita Corrinha Delfino, durante reunião com os estudantes em 2024, prometeu disponibilizar um ônibus para os alunos do IFPB de São Gonçalo, embora a obrigação da prefeitura seja garantir frota de transporte escolar apenas para alunos da rede municipal, não do ensino superior.

“A gente tem consciência que, segundo eles, a rota não é uma obrigatoriedade do município. Mas no ano passado, a prefeita Corrinha, em uma reunião com mais de 40 alunos, afirmou que não deixaria na mão essa rota do IFPB de Sousa”, recorda Pedro Vitor.

IFPB – Campus de São Gonçalo, no município de Sousa (Foto: Divulgação)

Ana Beatriz conta que há mais de um mês os estudantes procuraram vereadores na Câmara Municipal para resolver o problema, e os parlamentares prometeram enviar um ofício ao Governo do Estado solicitando um ônibus escolar para que a prefeitura assuma a logística do transporte. Até agora não houve resposta por parte da Câmara.

“Tudo que começou com um problema mecânico, agora está simplesmente a maior enrolação, nós não temos resposta de uma possível volta e os alunos estão sendo altamente prejudicados por isso, eles estão perdendo seu curso, tendo que trancar disciplinas e isso prejudica muito a educação, além do que eles estão expostos ao perigo na BR, pois têm que pedir carona para estranhos por simplesmente não terem uma estabilidade, uma forma para voltar para casa. A gente pede a visibilidade da prefeitura para que ouça esse pedido dos alunos e coloque, por favor, o transporte novamente”, apelou Ana Beatriz.

Prefeitura aguarda manutenção para resolver o problema

Eutim Rodrigues, secretário de Comunicação da Prefeitura de Cajazeiras, esclareceu que na reunião de 2024 foi feito um acordo em que a prefeitura disponibiliza um ônibus da educação infantil para os alunos do IFPB, mas esse ônibus deve ser remanejado para cobrir o transporte em outros setores sempre que houver necessidade.

Neste momento, os alunos do IFPB de São Gonçalo estão sem o transporte porque dois ônibus (os que cobrem os sítios Cachoeirinha e Riacho do Meio) apresentaram problemas mecânicos e estão na manutenção. Por essa razão, outros veículos tiveram que ser remanejados, entre eles o que levava os estudantes do IFPB. Segundo Eutim Rodrigues, assim que esses veículos forem liberados da oficina, o ônibus dos alunos do IFPB retornará com o transporte diário.

“A gente sabe que a situação é complicada, mas a gente lembra que compete ao município o transporte escolar do ensino fundamental, e isso tem sido feito com muito empenho por parte da administração municipal. E essa questão do ônibus estar servindo aos alunos [do IFPB] foi um acordo que aconteceu entre a prefeita Corrinha e os alunos, mas sempre alertando para essa situação: caso fosse necessário colocar o ônibus em uma das áreas que tivesse, por ventura, descoberta, isso aconteceria. Todos são cientes dessa situação”, explica o secretário.

Eutim afirma ainda que a prefeita Corrinha Delfino aguarda um novo ônibus conquistado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Cabo Gilberto e também espera por uma audiência com o governador João Azevêdo para apresentar pleitos da população, entre eles novos ônibus escolares.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: