VÍDEO: De Santa Helena, médica estudou mais de 12h por dia no YouTube e conquistou bolsa 100% ProUni
Dra. Hillary Parnaíba, a primeira médica da família, compartilha trajetória de dedicação, apoio familiar e inspiração para jovens estudantes em entrevista ao programa Olho Vivo
Nessa sexta-feira (22), o programa Olho Vivo, da TV e Rede Diário do Sertão, recebeu a médica Hillary Parnaíba, que compartilhou sua trajetória de determinação, estudo e superação. Formada em João Pessoa pelo ProUni com bolsa integral, Dra. Hillary é a primeira médica da família e exemplo de perseverança.
Durante a entrevista, a médica contou como sua educação começou na sua cidade natal, em Santa Helena, no Alto Sertão da Paraíba, e disse que fez o Ensino Médio na Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETESC) da UFCG, em Cajazeiras. Antes de fazer o ENEM, passou quatro meses estudando sozinha pelo YouTube, dedicando mais de 12 horas por dia aos vídeos, descansando apenas no domingo à tarde. Todo esse esforço garantiu a tão sonhada bolsa de 100% em Medicina.
“Não foi na sorte, foi com esforço, eu sou a primeira médica da família. Sou da primeira geração da minha família que entra numa faculdade e a primeira médica da família, obviamente com muito esforço, com muita dedicação da minha mãe e do meu pai – tive muito incentivo dentro de casa”, destacou Dra. Hillary.
LEIA TAMBÉM:
A médica também ressaltou a importância das políticas públicas e destacou que hoje realiza o sonho de poder trabalhar em sua cidade, atuando na Unidade Básica de Saúde em Santa Helena.
MÃE – Outro ponto alto da entrevista foi a participação da mãe da médica, Maria de Fátima Parnaíba. Ela relata que não teve a oportunidade de fazer uma graduação, mas enfatiza que todo seu esforço é para ver tal realização nas vida de suas duas filhas, destacando que a mais nova também já está cursando Medicina.
“Eu não tive oportunidade, mas a minha vida eu vou lutar até, já consegui uma e a outra já entrou para faculdade de medicina também, a caçula – enquanto eu viver eu vou lutar para as minhas filhas se formarem, porque eu não consegui, isso era um sonho meu”.
Dra. Hillary também mencionou o apoio do pai, Francisco Parnaíba, e o incentivo recebido em casa. “Consegui graças a ela, graças a muito esforço do meu pai e da minha mãe, e desde sempre que me ensinaram dentro de casa mesmo, a estudar, e, realmente, correr atrás dos meus objetivos.”
Além da carreira no atendimento básico à saúde, Dra. Hillary tem experiência no SAMU, em UTIs de Campina Grande e na sala vermelha do Trauminha, na capital. Atualmente, prepara-se para a residência em neurocirurgia, área de grande paixão que a levou a participar de um congresso na Europa, em Portugal, no último mês de junho.

Drª Hillary Parnaíba foi entrevista no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão – Foto: TV Diário do Sertão
A médica também se identifica como cientista e se mostra uma defensora incansável das mulheres, inspirando jovens estudantes a acreditar que, com dedicação e esforço, é possível transformar sonhos em realidade.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.


Deixe seu comentário