ALPB concede Medalha Padre Rolim ao professor Djalma Dantas por pesquisa de destaque na educação paraibana
O Portal Diário do Sertão conversou com o professor Djalma Dantas, que afirmou estar muito feliz pelo reconhecimento da sua dedicação ao ensino e à pesquisa histórica, nas escolas de Cajazeiras e Cachoeira dos Índios

Nesta quarta-feira dia (17), a Assembleia Legislativa da Paraíba, em sessão ordinária, aprovou, por unanimidade, a concessão da Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim ao professor e pesquisador Djalma Luiz do Nascimento Dantas, que tem traçado sua história na educação paraibana atuando em escolas publicas e privadas no Alto Sertão do estado.
Recentemente o trabalho de Djalma ganhou destaque nacional ao ser o primeiro paraibano a vencer o 3º Prêmio Dea Fenelon, concedido pela Associação Nacional de História- ANPUH- a professores da disciplina, atuantes na Educação Básica. Sua pesquisa, denominada “AKANGATU, O LEVANTE DA MEMÓRIA: ENSINO DE HISTÓRIA E LETRAMENTO PATRIMONIAL EM CACHOEIRA DOS ÍNDIOS-PB”, recebeu a premiação durante o 33° Simpósio Nacional de História, que aconteceu em julho deste ano na capital Belo Horizonte – MG. Sua pesquisa destaca-se ainda por ter sido desenvolvida no Alto Sertão Paraibano, em Cachoeira dos Índios, provando que é possível fazer ciência em todos os lugares, e não somente nos grandes centros.
“Por essas e outras contribuições, por justiça e mérito, como fruto de reconhecimento pelo incansável trabalho e, especialmente, pelas ousadas e vitoriosas lutas em favor da educação, não temos dúvidas de que o homenageado, possuidor de um vasto curriculum, se habilita à outorga da Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim – Padre Rolim, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraiba”, diz parte da resolução 525/2025.
MEDALHA PADRE ROLIM
LEIA TAMBÉM:
A Comenda concedida pela APLB, medalha Padre Rolim, é entregue, anualmente, a cinco personalidades de destaque, nas áreas educacional e religiosa no Estado da Paraíba. A honraria foi instituída pelo parlamento em 2019, que desde então busca salvaguardar a história do padre, educador, que revolucionou a educação no Alto Sertão Paraibano, consolidando a cidade de Cajazeiras como um centro educacional ao longo de sua História. E, em seu nome, a Assembleia da Paraíba, homenageia os educadores e religiosos do presente pelas relevantes e significativas atuações no campo educacional, priorizando educadores e educadoras que atuam no sertão do Estado.
A autoria da homenagem ao professor partiu do deputado estadual Chico Mendes (PSB), e foi subscrita pelos deputados Michel Henrique (Republicanos), João Paulo Segundo (PP), Felipe Leitão (PSD), Danielle do Vale (Republicanos), Silvia Benjamin (Republicanos), Tovar Correira (PSDB), Gilbertinho (União), Eduardo Carneiro (solidariedade) e Galego Sousa (PP), que endossaram o projeto e sua aprovação por unanimidade.
Professor Djalma Luiz
Djalma Luiz do Nascimento Dantas, tem 18 anos de atuação profissional no ensino de História no Alto Sertão paraibano e tem desenvolvido atividades também como pesquisador. A resolução nº 525/25 de autoria do deputado Chico Mendes e aprovada pela ALPB outorgou a Medalha Padre Inácio de Sousa Rolim ao professor pelos relevantes serviços prestados à Paraíba na área educacional.
O professor Djalma é doutorando em Ensino de História e Mestre em Ensino de História pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Regional do Cariri – URCA, graduado em História pela Universidade Federal de Campina Grande UFCG (2011) e tem Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Atualmente atua como Professor Supervisor Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) subprojeto de História UFCG/CFP, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira (Colégio Comercial) na cidade de Cajazeiras-PB. É Professor efetivo de História do Estado da Paraíba, lotado na escola supracitada. Professor licenciado do colégio Masters Gold Colégio e Curso (Sousa/Cajazeiras) e professor efetivo do município de Cachoeira dos Índios-PB, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Cândido de Oliveira, onde leciona a disciplina de História e coordena o Projeto de Ação Educacional Akangatu (memória).
O Portal Diário do Sertão conversou com o professor Djalma Dantas, que afirmou estar muito feliz pelo reconhecimento da sua dedicação ao ensino e à pesquisa Histórica, nas escolas onde atua. E que é um presente, receber a medalha Padre Rolim, por ter escolhido Cajazeiras, primeiro para obter formação acadêmica, vindo de Puxinanã -PB aos 18 anos para estudar, e hoje, após formado neste município que tem o sacerdote como maior personalidade, poder ter encontrado trabalho, fazer morada e construir minha família.
“Dedico esta honraria a todos os meus professores, do passado e do presente e aos incontáveis alunos que já lecionei, buscando sempre prepará-los para enfrentar a vida, e as dificuldades com sabedoria e consciência de classe”, disse o professor.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.



Deixe seu comentário