header top bar

section content

OS FERAS! Sousenses aprovados em concurso da PM iniciam preparação para os testes físicos

A maioria dos sousenses se inscreveu para região CPR II em Patos

Por Campelo Sousa

11/05/2018 às 12h04 • atualizado em 14/05/2018 às 13h29

Sousenses foram aprovados no concurso da PMPB (foto: arquivo pessoal)

Os aprovados no concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba já estão aguardando as próximas etapas. Em Sousa, os aprovados já estão se preparando para o Teste de Aptidão Física da Polícia Militar (TAF-PM) que é uma das etapas mais importantes do concurso.

O TAF visa avaliar a capacidade de realização de esforços e a resistência à fadiga do candidato, para selecionar os que apresentam as condições necessárias para o desempenho da atividade militar

A maioria dos sousenses se inscreveu para região CPR II em Patos, onde eram oferecidas 220 vagas, sendo que 210 (masculino) e apenas 10 vagas feminino.

Veja também: jovem sousense é aprovada em 7° lugar em concurso da polícia militar da Paraíba

LISTA DE ALGUNS DOS SOUSENSES APROVADOS NO CONCURSO DA PMPB:

Marlon Moreno Ehrich
Yarley de Queiroga Sousa
Fernando Henrique da Silva
Breno da Silva Catanan
Joab Fernandes Nascimento
Everton Patrício de Queiroga
André Silva Araújo
Thiago Ramon Garrido Torres
Jairo Fernandes da Silva
John Melquyzedek M. Campos
Jave Dantas de Oliveira

Sousenses foram aprovados no concurso da PMPB (foto: arquivo pessoal)

Sousenses foram aprovados no concurso da PMPB (foto: arquivo pessoal)

PRÓXIMAS ETAPAS:

Exame psicotécnico
Segundo o edital, após a divulgação do resultado da primeira etapa pós-recurso, o que deve acontecer até a próxima semana, os candidatos habilitados devem fazer o exame psicotécnico, que consiste na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais e da personalidade.

Esta segunda etapa está prevista para acontecer nos dias 19 e 20 de maio, em João Pessoa. O exame pode ser feito coletivamente, por meio de testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e realizados por psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia.

Exame de saúde
No dia 18 de junho, os candidatos aprovados no exame psicotécnico devem fazer o exame de saúde, que visa avaliar o estado geral de saúde, física e mental, do candidato, além de determinar as condições indispensáveis ao desempenho da atividade militar. Nesta etapa, são feitos exames e testes clínicos e laboratoriais.

Os candidatos vão ser convocados para comparecer no Centro de Educação da Polícia Militar, localizado à Rua Dr. Francisco de Assis Veloso, Mangabeira VII, em João Pessoa. No local serão feitos exames biométricos, médico-odontológicos e laboratoriais, estes devem ser pagos pelos candidatos.

Exame de aptidão física
Na penúltima etapa do concurso da PM e Bombeiros da Paraíba, os candidatos aprovados nos exames de saúde passam pelos testes de aptidão física, que deve acontecer no dia 19 de junho, segundo o edital.

Este exame visa avaliar a capacidade de realização de esforços e a resistência à fadiga do candidato, para selecionar os que apresentam as condições necessárias para o desempenho da atividade militar. O local ainda não foi definido e vai ser divulgado no ato convocatório, a ser publicado antes da data prevista para a realização do teste.

Exames de avaliação social
Antes da nomeação, os candidatos que forem aprovados em todas as etapas anteriores passam pelos exames de avaliação social, que são de caráter eliminatório. O teste consiste de uma pesquisa da conduta pessoal do candidato, com base em documentos oficiais e em informações presentes em formulário peculiar, preenchido pelo próprio candidato.

Prazos
Segundo o edital, após a divulgação do resultado preliminar de cada uma das etapas, os candidatos têm até dois dias para interpor recurso do resultado. O horário tem início às 9h do dia subsequente à data da publicação do resultado e encerra às 16h do segundo dia após a divulgação.

O concurso oferece mil vagas para as duas corporações. No total, são oferecidas 400 vagas para a região de Campina Grande, 346 para a Região de João Pessoa e 254 para o Sertão. As oportunidades são para cargos de soldado da qualificação de praças combatentes (QPC), da Polícia Militar, e soldado do quadro de praças bombeiro militar combatente.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: