header top bar

section content

VÍDEO: Ceninha Lucena explica por que prefeitos da região de Cajazeiras querem fazer concursos na mesma data

Prefeito de Bonito de Santa Fé disse que já existe um TAC com o Ministério Público para que alguns municípios realizem concurso em 2025. No entanto, os prefeitos desejam realizar seus concursos no mesmo dia

Por Jocivan Pinheiro

26/12/2023 às 17h45 • atualizado em 26/12/2023 às 17h47

Prefeitos de cidades do Alto Sertão paraibano pretendem realizar concursos públicos em um mesmo dia para diminuir a concorrência que vem de fora e dar mais chance aos moradores dos seus respectivos municípios. Essa informação foi dada pelo prefeito de Bonito de Santa Fé, Ceninha Lucena (Podemos), no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão.

Ceninha disse que já existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público para que alguns municípios da região realizem concurso em 2025, já que em 2024 não é permitido por ser ano eleitoral. No entanto, os prefeitos desejam realizar seus concursos no mesmo dia.

A ideia é que, com isso, reduza a concorrência de pessoas que vêm de outras cidades. Afinal, se os certames acontecerem numa mesma data, os candidatos terão que escolher apenas um. De acordo com Ceninha Lucena, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado deverão avaliar as questões legais sobre o caso.

Ceninha destacou alguns problemas que municípios pequenos podem enfrentar quando há um número alto de concursados que moram fora. Um desses problemas é o excesso de faltas justificadas. Outra questão é que, em tese, o salário do servidor será gasto em outra cidade, prejudicando a economia local.

“A gente quer isso [concurso na mesma data] com lisura, com transparência. Se é para Bonito, o bonitense é quem tem que ser mais servido. Porque se deixar as pessoas de fora como maioria, lógico que o dinheiro de Bonito vai para fora do município”, disse o prefeito.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: