header top bar

section content

Cajazeirense que atuou na Globo diz que não vê mais a cidade como ‘terra da cultura’

O ator, teatrólogo e produtor cultural Ubiratan de Assis é uma das figuras centrais do movimento artístico de Cajazeiras

Por Jocivan Pinheiro

03/02/2017 às 17h47 • atualizado em 03/02/2017 às 17h48

O ator, teatrólogo e produtor cultural Ubiratan de Assis, uma das figuras centrais do movimento artístico de Cajazeiras, contou sua trajetória de vida no programa Interview, desde a infância na ‘terra do padre Rolim’ até alçar voos mais altos, quando chegou a atuar em uma novela da Globo recentemente.

Apaixonado pelo teatro e pela sua terra-natal, Bira, como é carinhosamente chamado pelos amigos, foi um dos agentes culturais na época em que Cajazeiras despontou no campo da arte – sobretudo a cênica – em nível nacional.

Teatrólogo Ubiratan de Assis no Interview

Ao lado de outras figuras fundamentais da cidade, ele iniciou o movimento pela construção de um teatro em Cajazeiras numa época em que os espetáculos eram encenados no Cajazeiras Tênis Clube. Depois de um manifesto e algumas manifestações públicas, o sonho se tornou realidade, e mais tarde Cajazeiras ganharia o Teatro Íracles Pires (nome da ‘dama do teatro’ local).

Foi nessa época que se fortaleceu o slogan ‘terra da cultura’ para Cajazeiras. Mas para Ubiratan, atualmente a cidade não faz jus a esse ‘título’, pois, segundo ele, o movimento cultural em Cajazeiras está quase parado. O teatrólogo ressaltou que em breve o novo Teatro Ica será inaugurado, mas precisa ser utilizado para não se tornar um ‘elefante branco’.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

AO VIVO

ESPECIAL: Sessão da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba em Cajazeiras – 156 anos

VÍDEO

Em entrevista no Sertão, presidente da Assembleia revela distanciamento entre Ricardo e João Azevêdo

VÍDEO

Testemunha dá detalhes de assalto que deixou funcionário de concessionária de Cajazeiras baleado

PRIMEIRA ITINERANTE

VÍDEO: Deputados confirmam presença na sessão da ALPB em Cajazeiras, e presidente fala dos preparativos