VÍDEO: Projeto Boxe e Vida conquista vice-campeonato paraibano e revela talento em Cajazeiras
Com foco na evangelização, o projeto começou há 4 anos na Praça do Leblon e hoje funciona no Rotary Clube. Os organizadores relataram em entrevista à TV Diário do Sertão que precisam de apoio do poder público
Há quatro anos, um projeto simples, iniciado em uma praça pública de Cajazeiras, vem mudando destinos, salvando vidas e revelando talentos por meio do esporte e da fé. O Projeto Boxe e Vida, que começou na Praça do Leblon e hoje funciona no Rotary Clube, é gratuito, aberto à comunidade e voltado especialmente para crianças e jovens.
Idealizado, coordenado e treinado por Francisco Filho, técnico filiado à FEBESP (Federação de Boxe do Estado da Paraíba) e membro da Primeira Igreja Batista da Zona Norte, o projeto vai além da prática esportiva. Segundo ele, o principal objetivo sempre foi a evangelização.
“É um projeto que já tem a duração de quatro anos e visa alcançar crianças e adolescentes. Através do boxe, trabalhamos com essas pessoas para proporcionar crescimento pessoal e até a oportunidade de despontarem como futuros atletas”, explicou.
LEIA TAMBÉM:
“O objetivo principal é a evangelização. É um trabalho da igreja onde utilizamos o boxe como mecanismo para levar a Palavra de Deus. Trabalhamos o aluno como um todo, de forma holística: o corpo do atleta, a mente do atleta e a questão espiritual, que acreditamos fazer toda a diferença, principalmente nos dias de hoje”, completou.
Vice-campeonato paraibano – E os frutos já começaram a aparecer. Nos dias 20 e 21 de dezembro, o jovem atleta José Cauã, de apenas 17 anos, conquistou o vice-campeonato paraibano de boxe, na categoria superpesado, em sua primeira participação no certame.
“Foi uma conquista para a nossa cidade”, destacou Francisco Filho.
Da dor ao pódio
A história de Cauã emociona. O jovem contou que o desejo de praticar boxe surgiu ainda na infância, por uma questão peculiar. “Eu era acima do peso, não sabia me defender. Sempre apanhei na escola desde cedo, nunca tive como me defender”, relatou.
Tudo começou quando ele conheceu um professor do projeto. Curioso, fez perguntas, se interessou e recebeu uma oportunidade que mudaria sua vida.
“Depois que comecei a me interessar, o professor me deu a oportunidade de ir para o Campeonato Paraibano de Boxe, no qual eu consegui trazer o segundo lugar para Cajazeiras”, contou o atleta.
Mesmo com pouco tempo de treino, Cauã surpreendeu a todos. “A determinação dele foi algo assombroso. Impressionou o pessoal de João Pessoa, porque viram que ele ainda não é um atleta formado. Mas a força de vontade dele fez toda a diferença. Ele nos garantiu o segundo lugar”, destacou o treinador.
“A gente vê que existe uma possibilidade real de trazer um cinturão para Cajazeiras em breve”, acrescentou Francisco Filho.
Esporte como ponte para a fé e a mudança de vida
Convertido ao evangelho há 18 anos, Francisco Filho percebeu que muitos jovens estão cada vez mais distantes da igreja. O esporte, então, tornou-se a ponte.
“Eu percebi que a juventude, a cada dia que passa, se fecha mais para o evangelho. Através do esporte, consigo um acesso que sem ele não teria com tanta facilidade”, afirmou.
“Trago essas crianças e jovens para perto de mim, ganho a confiança, adquiro o respeito, e eles espontaneamente se abrem para ouvir a evangelização. A partir dessa credibilidade, aproveito a oportunidade para pregar o evangelho, e já temos colhido muitos frutos ao longo desses quatro anos.”
Segundo o coordenador, muitos jovens já deixaram o mundo das drogas e situações extremamente difíceis graças ao projeto.
- Equipe do Projeto Boxe e Vida na TV Diário do Sertão – Foto: Diário do Sertão
- Equipe do Projeto Boxe e Vida na TV Diário do Sertão – Foto: Diário do Sertão
Pedido de apoio
O auxiliar técnico Rafael Costa, irmão de Francisco Filho, também destacou as transformações vividas pelos atletas. “As pessoas chegam aqui aflitas, machucadas, e conseguem vencer”, afirmou.
No entanto, ele fez um apelo público por apoio. “Gostaria de enfatizar que meu irmão tem um ótimo projeto, com uma ótima intenção. O que nos falta é apoio. Prefeita Corrinha, se a senhora pudesse dar uma ajuda ao nosso projeto, ou qualquer vereador, político, se pudesse nos ajudar, agradeceríamos de coração. A gente precisa muito de ajuda aqui na nossa cidade.”
Rafael ressaltou que qualquer contribuição é bem-vinda. “Quem quiser ajudar com luvas, equipamentos, qualquer material, vamos agradecer demais. O projeto é totalmente gratuito, nada é cobrado aos atletas. Se tivermos apoio, será extremamente benéfico.”
O Projeto Boxe e Vida segue firme, provando que disciplina, fé e oportunidade podem mudar histórias.
Instagram: @projetoboxeevida
Assista a entrevista completa
DIÁRIO ESPORTIVO
Leia mais notícias no www.diarioesportivo.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.




Deixe seu comentário