header top bar

section content

VÍDEO: Consultor de tecnologias livres explica por que internet tem ficado lenta durante a ‘quarentena’

Lentidão também atinge o uso de dados móveis, ou seja, acesso à internet pelo celular

Por Jocivan Pinheiro

25/03/2020 às 16h55 • atualizado em 25/03/2020 às 17h00

Mais pessoas em casa ao mesmo tempo = mais pessoas conectadas à internet simultaneamente = mais lentidão na velocidade. Essa é a matemática simples que o consultor de tecnologias livres Anahuac Gil usa para explicar por que a internet tem ficado mais lenta durante o período de isolamento domiciliar pelo qual a população mundial está passando devido à pandemia do novo coronavírus.

Anahuac Gil esclarece que o aumento do consumo simultâneo de banda acarreta lentidão na velocidade da internet, e que alguns países são um pouco mais afetados do que outros porque têm bandas menores e equipamentos menos sofisticados.

A lentidão também atinge o uso de dados móveis, ou seja, acesso à internet pelo celular. E apesar do congestionamento da rede mundial de computadores, Anahuac descarta a possibilidade de acontecer uma pane total.

VEJA TAMBÉM

Psicólogo dá dicas para passar o período de confinamento domiciliar sem afetar a saúde mental

O consultor concorda com a medida de algumas empresas de conteúdo de vídeo por stream, que pretendem baixar a qualidade das imagens para garantir que todos possam assistir ao conteúdo durante a ‘quarentena’.

Quanto à possibilidade das pessoas ficarem mais vulneráveis ao ataque de hackers, Anahuac afirma que a maioria dos ataques que acontecem na rede é praticada por ‘robores’. E na sua avaliação, quanto mais pessoas online, mais ataques podem acontecer, porém mais ações de proteção serão disparadas também.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: