header top bar

section content

DESCASO! Falta de médicos no SAMU Regional de Sousa termina na delegacia de polícia civil; população de 26 municípios fica prejudicada

Todas as ocorrências em Sousa e região devem ser reguladas e autorizadas pelo médico regulador (MR). Confira os detalhes aqui!

Por Campelo Sousa

18/12/2016 às 21h58 • atualizado em 18/12/2016 às 22h04

SAMU é responsável pelo atendimento de urgência e emergência em Sousa (foto: Charley Garrido)

A falta de profissionais da medicina no Samu Regional de Sousa, está gerando revolta da população sousense e da região. O Samu de Sousa atende atualmente a 26 municípios e presta assistência de atendimento pré-hospitalar a 300 mil habitantes.

O serviço de saúde é formado por profissionais: (condutores socorristas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, médicos reguladores e intervencionistas, telefonistas (TARMS) e radio-operadores (RO).

Todas as ocorrências devem ser reguladas e autorizadas pelo médico regulador (MR), e sem esse profissional, fica impossibilitado qualquer atendimento.

SAMU é responsável pelo atendimento de urgência e emergência em Sousa (foto: Charley Garrido)

Caso de polícia
Profissionais do órgão em Sousa, já comunicaram o caso na delegacia de Polícia Civil de Sousa. Eles denunciaram que o episódio se repete com frequencia e inclusive já comunicaram o caso ao coordenador, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

Corpo de bombeiros
Com a impossibilidade da saída das ambulâncias do SAMU, o serviço do Corpo de Bombeiros fica sobrecarregado, e o número de ocorrência praticamente triplicou.

SAMU é responsável pelo atendimento de urgência e emergência em Sousa (foto: Charley Garrido)

Em Pombal
Servidores do SAMU de Pombal registram Boletim de Ocorrência na Delegacia denunciando falta de médico regulador na Base de Sousa, na manhã deste domingo. Eles estiveram na Delegacia de Polícia Civil, comunicando que estavam impossibilitados de realizarem atendimentos devido à falta de médico regulador na Base Reguladora que fica na cidade de Sousa.

Segundo o boletim de ocorrência a portaria 2048 diz que as equipes do SAMU não podem sair para atender nenhuma ocorrência sem a autorização do médico regulador.

Outro lado

Em entrevista ao Diário do Sertão, o prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB) confirmou a falta de médicos no SAMU, e segundo ele, a justiça não permite mais contratar servidores:

Relembre: Prefeito confirma falta de médicos na UPA e SAMU e fala sobre concurso público

“Estou impedido de contratar, é tanto que os funcionários contratados foram demitidos em setembro, por conta que temos um concurso em vigência. Os médicos do SAMU, são médicos contratados e eu não posso contratar mais profissionais por conta de uma liminar da justiça”, disse.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: