header top bar

section content

DOIS MORTOS: Jornal Nacional destaca superlotação no presídio do Sertão da PB; TV mostra tensão e desespero das famílias durante a rebelião. VÍDEOS!

Na rebelião, outros detentos ficaram feridos e precisaram de atendimento médico, mas seus estados de saúde ainda não foram divulgados.

Por Ana Maria

05/01/2017 às 08h08 • atualizado em 05/01/2017 às 09h03

A reportagem da TV Sol na cidade de Patos fez a cobertura completa da rebelião ocorrida no presídio Romero Nóbrega, ocorrida nessa quarta-feira (4), que acabou com dois detentos mortos. O Jornal Nacional da Rede Globo comentou o assunto e apontou a superlotação no presídio masculino da cidade.

+ PM do Sertão da Paraíba estava entre os ‘combatentes’ do massacre em Manaus; 56 detentos morreram

A TV Sol mostrou o desespero dos familiares que estavam do lado de fora do presídio e cada disparo efetuado dentro da casa prisional a tensão aumentava e as pessoas que estavam aguardando notícias sofriam com a incerteza e outras caíram no choro.

Nessa quarta-feira (4) foi registrado um tumulto seguido de princípio de rebelião no Presídio Romero Nóbrega, em Patos. Durante a rebelião foi gravado vídeo dos detentos sendo socorridos.

Segundo as informações do Patos Online, dois detentos morreram. As identidades, segundo informações preliminares são: Darlan Alves dos Santos e Maelson dos Santos Nunes, ambos patoenses, sendo que Darlan residente no Alto da Tubiba e Maelson no Mutirão (bairro do setor Sul de Patos).

Na rebelião, outros detentos ficaram feridos e precisaram de atendimento médico, mas seus estados de saúde ainda não foram divulgados.

Existe a informação, que a Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada, porém não chegou a invadir o presídio.

Em contato com a imprensa de Patos no início da tarde, o delegado seccional da Polícia Civil, Sylvio Rabelo, confirmou que os detentos foram mortos com uso de uma arma de fogo.

Veja parte das fichas dos presos mortos.
Darlan Alves dos Santos foi preso no dia 07 de janeiro de 2011, na Operação Alto da Tubiba, que prendeu acusados por homicídio e tráfico em Patos e região. Já Maelson dos Santos foi detido em 15 de agosto de 2015 acusado de assassinar Alan Delon no bairro do Mutirão em Patos.

Os dois detentos mortos na rebelião (Foto: Patos Online)

Secretaria de Administração Penitenciária
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) instaurou um inquérito administrativo para investigar como ocorreu a entrada da arma de fogo na Penitenciária Romero Nóbrega, na cidade de Patos, onde ocorreu um tumulto na manhã desta quarta-feira (4), que teve início a partir de uma confusão entre presos, mas foi rapidamente controlado pelos próprios agentes penitenciários que estavam de plantão na unidade.

Entretanto, foi constatada a morte de dois apenados, atingidos com arma de fogo: Darlan Alves dos Santos e Maelson dos Santos Nunes. Outros dois sofreram ferimentos leves, receberam atendimento médico do Samu no local e foram encaminhados para o Hospital Regional de Patos, onde permanecem sob custódia. Foram eles: Felipe Alves dos Santos e Danilo Silva Gomes.

Agentes da Força Tática Penitenciária (FTPEN) e Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) realizam durante todo o dia desta quarta-feira uma operação de segurança “pente fino” naquela unidade, buscando retirar os possíveis materiais ilícitos em poder dos apenados.

A Seap afirma que o conflito entre presos foi um fato isolado dentro do sistema prisional paraibano.

Veja o vídeo durante a rebelião e no momento que os detentos foram socorridos.

DIÁRIO DO SERTÃO com Patos Online e vídeos de Olho no Sertão

Recomendado pelo Google: