header top bar

section content

Com redução de roubos e crimes, 14º BPM divulga balanço das ações em Sousa e região no ano de 2018

O Batalhão constatou a redução de 24% no número de roubos. Além de centenas de operações, a polícia atendeu mais de 3.200 chamados e realizou dezenas de projetos sociais.

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

06/01/2019 às 10h04

Ações do 14º BPM durante o ano de 2018

A Seção de Planejamento Estratégico do 14° BPM, sediado em Sousa, Sertão do estado, divulgou, o balanço das ações do batalhão durante todo o ano de 2018. Os dados são do COPOM – Centro de Operações da Polícia Militar/14º BPM e do NACE/SEDS – Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba.
Segundo o comandante, tenente coronel Jurandy, o resultado geral é positivo.

Foram registrados 3.262 atendimentos durante o ano de 2018, na área do 14º BPM, além de centenas de operações que foram desencadeadas com o objetivo de dar uma maior sensação de segurança a população. Entre as operações, podemos destacar a participação nas Operações Carnaval, Campeonato Paraibano, Sousa Folia Original, Sousa Folia Oficial, Operação São João 2018, Operação Voto Seguro, Cidade Segura, Nômade, Boas Festas, Reveillon, entre outras.

Resultados constatados durante o ano de 2018:

REDUÇÃO NO NÚMERO DE ROUBOS E FURTOS NA REGIÃO – Os dados apontaram para uma redução de 24% nos crimes patrimoniais (roubos) em 2018, e, diminuição de 34%, nos número de furtos, ambos comparados com o ano anterior na área do 14º BPM.

PRISÃO DE FORAGIDOS DA JUSTIÇA – Houve um número maior de Cumprimentos a Mandados de Prisão em 2018 – 101 mandados cumpridos, contra 78 em 2017.

MAIOR NÚMERO DE ARMAS APREENDIDAS – 115 armas de fogo foram apreendidas pela PM, o que representa um aumento se comparado também com 2017, onde foram apreendidas 101 armas de fogo.

O número de homicídios na área do 14º BPM aumentou de 30 casos em 2017 para 46 em 2018 .

Com o objetivo de aproximar ainda mais a polícia e a comunidade, o 14º BPM realizou diversas campanhas, tais como Criança Feliz e Natal da Criança.
Além disto, mais de 1000 pessoas foram atendidas por meio de palestras e projetos sociais, que objetivam principalmente prevenir que adolescentes e jovens entrem no mundo do crime. Pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), 2133 alunos foram atendidos em Sousa e Pombal.

A área de atuação do 14º Batalhão de Polícia Militar envolve 13 cidades, sendo elas: Sousa, São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho, Marizópolis, Vieirópolis, Lastro, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, São Domingos, Pombal, São Bentinho e Cajazeirinhas.

“A utilização da estatística criminal no planejamento das ações policiais é um elemento central no desenvolvimento de um modelo de policiamento marcado pela inteligência, pró-atividade e prevenção à criminalidade”, destacou o comandante do 14º BPM, tenente coronel Jurandy.

DIÁRIO DO SERTÃO

ESTÁ NA CAPITAL DESDE 2015

EXCLUSIVO: Após três anos, lendário padre de Cajazeiras revela o que motivou sua ida para João Pessoa

AMOR E FÉ

ESPECIAL DE FÉRIAS: Crianças e adolescentes de Cajazeiras e Sousa abrilhantam programa na TV Diário

AUXILIAR DO TROVÃO

VÍDEO: Agora no Atlético-PB, ex-jogador do Corinthians está confiante em vaga no Brasileirão da Série D

SAÚDE & BEM-ESTAR

VÍDEO: Médico alerta para consequências do uso excessivo de alguns medicamentos no aparelho digestivo