header top bar

section content

Em Sousa, Polícia Militar promove “Dia D” em campanha para a doação de sangue na cidade

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg

Por Campelo Sousa

31/01/2020 às 16h13

O doador é cadastrado, realiza teste de anemia, afere a pressão, pulso, temperatura e peso

Em um ato humanitário, Alunos do Curso de Formação de Soldados – CFSD, do Núcleo de Formação de Aprimoramento Profissional – NUFAP/14º BPM, sediado em Sousa, no Sertão do estado, promoveram o ”DIA D”, fazendo doação voluntária de sangue, junto ao Hemonúcleo de Sousa, situado anexo ao Hospital Regional.

Na sala de doação, as macas foram ocupadas pelos militares, que além de promover a possibilidade da longevidade da vida daqueles que carecem de algo tão precioso como é o sangue, também é conscientizar a população da necessidade de sermos solidários com o próximo. “É muito bom pensar que posso salvar a vida de outras pessoas. Me sinto satisfeito por isso. Somos um exemplo a ser seguido, nossa corporação nos ensina valores que fortalecem nosso caráter e creio que participando deste ato de solidariedade, inspiramos as demais pessoas a fazer o mesmo e aumentamos a corrente de auxílio” disse o Aluno CFSD Roberto.

VEJA TAMBÉM

Em Sousa: Diretora do hemonúcleo mostra o passo a passo da doação de sangue. VÍDEO!

Para aqueles que querem doar sangue, são aptas pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

COMO É FEITA A DOAÇÃO DE SANGUE?

O doador é cadastrado, realiza teste de anemia, afere a pressão, pulso, temperatura e peso. Também participa de uma entrevista, de forma individual e sigilosa. Se não houver nenhuma restrição, o candidato realiza a doação. Todo o material utilizado é descartável. A ação dura, no máximo, 15 minutos, em que são coletados somente 450 ml de sangue. Essa quantidade de sangue é reposta no organismo em 24 horas e as células em algumas semanas.

Faça a sua parte procurando o Hemonúcleo de Sousa e ajude a manter

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: